Em entrevista ao site RDNews, o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo Logística, Rodrigo Verardino, confirmou que os trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo chegarão a Campo Verde em meados do próximo ano. A ferrovia, que terá 750 quilômetros de extensão, vai ligar Rondonópolis, na região Sul de Mato Grosso, a Lucas do Rio Verde, no Médio-Norte. Um ramal ligará Rondonópolis a Cuiabá, passando também pelo município de Campo Verde, nas proximidades do Assentamento Santo Antônio da Fartura.
Verardino disse também que o terminal de carga e descarga que será construído em Campo Verde, entrará em operação em 2025. Com isso, enfatizou, o trânsito de caminhões na rodovia BR-163 será reduzido. "Criar um terminal ao Norte de Rondonópolis para começar a captar parte desses caminhões significa desafogar a BR-163 e ter esse decréscimo de caminhões que vão passar a parar apenas em Campo Verde", observou.
Ele também salientou que até agora estão contratadas as obras de terraplanagem, drenagem superficial, bueiros e pontes em um trecho de 34 quilômetros, partindo de Rondonópolis, onde já foi concluído o primeiro viaduto. Em 2024, segundo informou o gerente da Rumo Logística, será feita a tomada de preço e a seleção da empresa para mais 150 quilômetros. "Então teremos 185 quilômetros em andamento neste ano", frisou.
A implantação da ferrovia, além do impacto econômico, com a redução do custo do transporte da produção agrícola e do recebimento de produtos, trará também um grande benefício social.
De acordo com Verardino, há estudos que apontam que a construção da obra deve gerar 150 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, 1 mil empregos diretos estão sendo gerados nos primeiros 34 quilômetros. A previsão é que em 2025 a construção da ferrovia atinja seu pico de geração de empregos diretos, com 5 a 6 mil postos de trabalho criados. "Há os empregos indiretos gerados para suportar as pessoas na obra, na área de serviço, saúde, alimentação, EPI, que vão existir por esse projeto maior", lembrou Verardino.
A implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo e a construção do terminal de carga e descarga consolidarão Campo Verde como um dos mais importantes entroncamentos rodoferroviários do Centro-Oeste do Brasil. Contribui para isso, a pavimentação da MT-242, que liga Campo Verde à Nova Mutum, na região Médio-Norte do estado, passando por Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santa Rita do Trivelato. (Com informações do site RDNews)