Os novos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Verde foram empossados na manhã desta quarta-feira (10) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em cerimônia realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores e comandada pelo presidente do CMDCA, Warley Júnior Braz.
As novas conselheiras tutelares são: Eulina Guimarães da Conceição, Gláucia Munhoz Malospirito, Carina Leonardo dos Santos, Juceli Andrade de Araújo Lima e Castorina Vanjura do Nascimento, que foram eleitas em pleito realizado em outubro de 2023 para um mandato de quatro anos. Esta é a primeira vez que o Conselho Tutelar é composto apenas por mulheres. Os suplentes são: Ademar Caria Lima, Sônia Renilda Scherer Severino, Carla Fernanda Rissato, José Gomes Gonçalves e Geovany Pereira Lima.
Reeleita para o segundo mandato consecutivo, a conselheira Gláucia Munhoz Malospirito frisou que o Conselho Tutelar de Campo Verde é destaque em Mato Grosso devido à sua estrutura e aos trabalhos realizados. "A gente só consegue esse desempenho porque temos uma rede de apoio e o suporte da Administração Municipal", frisou ela.
Presidente do CMDCA, Warley Júnior Braz também destacou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar e lembrou que a eleição realizada em outubro do ano passada contou com o maior número de eleitores. Ao todo, 2.281 pessoas votaram. "Parabéns aos que foram eleitos, e que hoje tomam posse. Que possam cumprir o papel de vocês com excelência", disse ele.
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Rosilei Pereira Borges, classificou a posse dos novos conselheiros como um momento especial e parabenizou os novos conselheiros. Ela também agradeceu aos ex-conselheiros, que com seus trabalhos e dedicação, contribuíram para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social também defendeu mais investimentos para que os conselheiros possam desempenhar de maneira ainda melhor suas funções. Um dos investimentos sugerido por ela foi a aquisição de uma caminhonete para facilitar os deslocamentos pela zona rural. A proposta teve o respaldo do presidente da Câmara, vereador Silvio Eventos. "Podem contar com o apoio dos 13 vereadores", disse ele.
O trabalho e a atuação dos conselheiros foram destacados também pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Edna Queiroz da Silva. "O Conselho Tutelar é muito presente e não tem hora para atuar. Ser conselheiro é um cargo muito especial porque o Conselho Tutelar de Campo Verde produz muito", destacou ela.
Ao discursar, o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira parabenizou os novos conselheiros e também enfatizou a importância do Conselho Tutelar para a sociedade. Lembrou que as ações executadas, embora estejam dentro das atribuições legais do Conselho, nem sempre são bem compreendidas. "Vocês fazem aquilo que a Lei manda, mas deixam um passivo emocional. E por isso, os conselheiros devem estar bem preparados", disse o prefeito.
Participaram da cerimônia de posse dos novos conselheiros, a secretária municipal de Educação Simoni Pereira Borges, o secretário de Gabinete, Carlos Roberto Nóbrega, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Claudilei Borges, e os vereadores Gregório do Mercado Popular, professor Fábio Alves, Alaene Fernandes (Boneca), Janaina Nordestina e Socorro dos Santos Souza.
Campo Verde