Após a palestra da presidente do TJMT, o professor Júlio Furtado falou sobre o tema "Por uma escola que encanta e transforma vidas". "É superpossível formar uma escola atrativa, que encanta e que muda vidas", afirmou ele. "Só que essa escola passa por uma transformação nossa, de quem compõem, de quem são os agentes principais dessa educação escolar, que é o professor, é o gestor, é o coordenador. Com toda certeza, com alguns elementos de acolhimento, alguns elementos de metodologia ativa, com alguns elementos que possam fazer da escola um lugar onde as pessoas encontrem e se encontrem, é possível sim que essa escola se torne completa a cada dia", disse ele.
Téo Gonçalves Vicente, diretor regional de educação de Primavera do Leste, destacou a importância da Jornada de Educação enquanto ferramenta de motivação e de união entre as redes de ensino. "Tem que parabenizar muito a Secretaria de Educação, o prefeito Alexandre [Lopes de Oliveira] por estarem dando essa oportunidade para os nossos docentes. A parceria com o Governo do Estado, com a Prefeitura local, com a Secretaria Municipal de Educação tem que continuar, isso é muito importante", frisou ele.
A Jornada da Educação 2024 prossegue hoje com a apresentação do Plano Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, elaborado em parceria com o Instituo Gente, e com palestras do professor Júlio Furtado, que terá "O desenvolvimento das competências socioemocionais na escola" como tema. Em seguida, a palestra será com o psicólogo, pedagogo e especialista em educação Mario Roney, que dissertará sobre "Situações reais e atuais dentro da unidade escolar – inclusão e diversidade".
No dia 2 de fevereiro (sexta-feira), último dia da Jornada, será realizado um painel com relatos e experiências vividas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, e, na sequência, palestra com o empresário, empreendedor e administrador de empresas Delmar André Xavier Resckhe.
Participaram da Cerimônia de Abertura da Jornada da Educação 2024, a juíza da Comarca de Campo Verde, Maria Lúcia Prati, o juiz e diretor do Fórum da Comarca de Campo Verde, André Guanaes Simões, o coordenador do Nugjur e juiz auxiliar da presidência do TJMT, Túlio Dualibi Alves de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Eventos, a vereadora Socorro dos Santos Souza, o secretário municipal de Cultura, Lazer e Esporte, Clemilson Carvalho, e a diretora da Faculdade Unicentral, Tânia Faiad.