A Administração Municipal de Campo Verde inaugurou na manhã desta segunda-feira (5), duas novas salas de aula na Escola Municipal Santo Antônio, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, onde vivem mais de 800 famílias. A obra, com 656 metros quadrados, recebeu investimento superior a R$ 700 mil. Desse total, R$ 200 mil foram repassados pelo Governo do Estado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos e o restante de contrapartida do Município.
As salas contam com banheiros internos e solário. Um espaço projetado inicialmente para funcionar como almoxarifado da Escola, foi transformado em uma biblioteca. As novas salas, que têm capacidade para 45 alunos, proporcionaram a criação de 20 novas vagas para alunos do pré-escolar II, com idade de 3 anos. A ampliação da Escola Municipal Santo Antônio atendeu a uma indicação parlamentar feita pelos Vereadores Paulinho do Fartura e Socorro dos Santos Souza.
"É uma data muito importante, especialmente para nossa comunidade estudantil, para os nossos pequenos", disse a diretora da Escola, Waldirene Arruda da Cruz. "Essas salas vão ao encontro das necessidades da nossa comunidade. Nós temos uma demanda muito grande de crianças no assentamento", ressaltou a diretora. "É mais conforto para nossas crianças", complementou a vereadora Socorro, que destacou a atenção dedicada pela Administração Municipal à Educação. "Minha maior felicidade é ver estas coisas acontecendo", disse o vereador Paulinho do Fartura.
Mãe de uma das novas alunas do maternal II, Viviane de Souza Marçal dos Santos, que trabalha nas lavouras de hortaliças do Assentamento, enfatizou que as novas salas vão permitir que mais mães como ela, que precisam trabalhar fora, tenham onde deixar seus filhos. "É meio período, mas já vai ajudar. Ela na escola ajuda bastante a gente", disse Viviane.
Para a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva, que representou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira na cerimônia de inauguração, a entrega das novas salas demonstra todo o comprometimento da gestão com a população da zona urbana e com os moradores da zona rural.
"Hoje é um dia de muita felicidade", disse ela. "Porque o que nós temos de mais importante, de mais precioso na família para nós, pais e mães, são nossos filhos. E saber que eles estão acolhidos, estão com pessoas competentes, estão em uma estrutura boa, para nós pais, é sem dúvida nenhuma um aconchego muito grande, uma segurança muito grande", completou a vice-prefeita e secretária de Saúde.
Secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges enfatizou que a construção das novas salas de aula traz duas propostas importantes. A primeira é a melhoria do atendimento às crianças que já estavam matriculadas na escola e a segunda é a ampliação das vagas com a oferta do maternal II.
"A Escola Santo Antônio é a primeira escola do campo a receber turmas de maternal, que é educação não obrigatória", destacou a secretária. "Mas que nós, num levantamento, num mapeamento de necessidades entendemos que aqui nós temos demanda, a população gostaria desse serviço e nós estamos ofertando. Então são marcos importantes para a Educação de Campo Verde", completou.
Além dos investimentos feitos na construção das duas novas salas de aulas, a Prefeitura investiu também na instalação de iluminação de LED e superpostes no pátio da escola, instalação de câmeras de videomonitoramento e readequação do sistema elétrico do prédio para que possam ser instalados condicionadores de ar.
Participaram da cerimônia de inauguração das novas salas de aula, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Eventos, os vereadores Gregório do Mercado Popular, Elton Schabbach e Janaína Nordestina, além do secretário de Planejamento Rubens Anunciação Júnior, do secretário de Segurança, Rosimar Bitencourt, do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Edson Silva Castro, do secretário de Cultura, Lazer e Esporte, Clemilson Carvalho do Nascimento e o secretário de Gabinete, Carlos Roberto de Nóbrega.