Mais de 50 mil testes de Covid-19 devem ser distribuídos em Cuiabá, nessa quinta-feira (8), para testagem e tratamento após um aumento de casos ter sido registrado em Mato Grosso. A iniciativa é da Prefeitura com o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (Cdmic) e foi divulgada nesta terça-feira (6).
Além disso, ainda serão disponibilizados 18 leitos de enfermaria de retaguarda para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínica e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essa contingente deve ser suficiente até o mês de agosto.
De acordo com a prefeitura, as alternativas apresentadas pela capital são preventivas, tendo em vista que a cidade enfrentou um pico da doença entre os dias 15 e 25 de janeiro.
No dia 29 de janeiro, Sorriso, a 420 km de Cuiabá, registrou a 1° morte por Covid-19 no município desde junho de 2023. Segundo a prefeitura, a vítima é um idoso de 72 anos que morreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
Conforme quadro clínico, o paciente tinha diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras comorbidades.
Ainda de acordo com a prefeitura, o município já registrou 255 óbitos desde o início da pandemia.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que, em todo Mato Grosso, foram registradas 10 mortes por Covid entre os 1° de janeiro e 1° de fevereiro.
Além disso, a SES-MT notificou que até a última quarta-feira (31), 4.718 casos haviam sido confirmados em Mato Grosso, um aumento de 293% se comparado com dezembro de 2023, quando foram contabilizados 1.201 casos.
Neste ano, foram registrados nove óbitos. O aumento foi de 125%, já que em dezembro foram registradas quatro mortes em decorrência da doença.
De acordo com o Painel epidemiológico, entre os 4 mil pacientes confirmados, 2.712 já se recuperaram e 1.958 estão em monitoramento. Desses, 50 pessoas estão internadas.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão:
Os municípios de Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19. A recomendação foi feita após o aumento no números de casos da doenças nessas cidades e o surgimento de uma nova variante.
A SES também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença.
Uma nova subavariante da Covid-19, chamada JN 2.5, foi identificada em Mato Grosso. Segundo a SES, quatro pessoas testaram positivo para a doença e foram hospitalizadas. Esse é o primeiro caso notificado ao Ministério da Saúde.
Três das pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento da Vigilância Municipal, informou a SES.
Já a quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e morreu. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não soube informar se a causa da morte foi pela Covid.
Fonte: Portal G1