Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Em Sorriso

Chuva forte deixa ruas e casas alagadas em Sorriso (MT)

Em um vídeo feito por moradores, é possível ver as ruas alagadas e a água sem ter para onde escoar. Em uma casa, um cachorro da raça Shih-Tzu morreu após a queda de um dos muros, além da destruição de portas, móveis e eletrodomésticos.


Uma forte chuva deixou as ruas e casas de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, alagadas no início da tarde deste domingo (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que choveu cerca de 71 milímetros em uma horas, no município.

O coordenador da Defesa Civil de Sorriso, Alberto dos Santos, informou que as equipes estão percorrendo a cidade e que certos pontos da cidade ficam normalmente alagados quando chove.



"As pessoas insistem a atravessar pelos cruzamentos que ficam alagados, mas nada mais que isso. Assim que a chuva terminou, não tinham mais locais alagados. Só alguns galhos de árvore que caíram e o asfalto de algumas ruas ficou danificado pela água", explica.

De acordo com o corpo de bombeiros, as equipes foram acionadas para atender duas casas que foram alagadas e tiveram os muros derrubados com a força da água no bairro Jardim Amazonas, ao sul do município.

A pressão resultante derrubou os muros de duas residências vizinhas — Foto: 10ª CIBM de Sorriso

Em uma das residências, um cachorro da raça Shih-Tzu morreu após a queda de um dos muros, além da destruição de portas, móveis e eletrodomésticos.

Na manhã deste domingo (18), o INMET publicou um aviso para diversos municípios, entre eles, Sorriso. O aviso, de alerta laranja, chama a atenção para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



O Instituto publicou uma série de medidas para que os moradores possam se proteger das fortes chuvas:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Época de chuvas

No final de janeiro, o município de Sorriso também registrou a presença de fortes chuvas, que alagaram ruas e avenidas da cidade. As principais avenidas da cidade, na região central, tiveram trechos intransitáveis.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Alberto Santos, esses alagamentos nos cruzamentos foram causados porque a chuva caiu em pouco tempo e com forte intensidade. Por mais de uma hora, a chuva variou de moderada a forte intensidade.

"Esses alagamentos em cruzamento são normais. A água tem que escoar e como é muita, acaba acumulando", disse o coordenador.

Em fevereiro, cerca de 7 mil moradores do município de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, ficaram desalojados depois de um temporal no sábado (12).

Cidade ficou alagada após temporal de 2 horas — Foto: Wilson Ribeiro/TVCA

Vídeos gravados por moradores mostram ruas alagadas, queda de energia e o nível da água dentro das casas com móveis destruídos e objetos boiando.

Um veículo ficou submerso em uma avenida próximo ao Hospital São Luiz, na região central do município. Moradores relataram que houve queda de energia em vários bairros da cidade.


Portal G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!