Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ano Bissexto

14 bebês nasceram neste 29 de fevereiro em Cuiabá

De acordo com a lei, diferente do que era aceitável há alguns anos, quem nasce neste dia não pode ser registrado em outra data.


Já imaginou fazer aniversário a cada quatro anos? Pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro, ano bissexto, vivem esta realidade e pelo calendário oficial, 2024 é um desses anos. O fenômeno ocorre a cada quatro anos, para acertar o tempo que a terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

De acordo com o Cartório do 3° Ofício de Cuiabá, foram registrados 14 nascimentos nessa quinta-feira (29), na capital.

Mas e na hora do registro civil? Será que tem que mudar a data? A resposta é não. De acordo com a lei, diferente do que era aceitável anteriormente, quem nasce neste dia não pode ser registrado em outra data.

Segundo o 3º Tabelião e Registrador Civil de Cuiabá, Daniel Benedito da Silva, é preciso considerar o princípio da veracidade e, por isso, tanto nascimentos, quantos mortes, precisam ser registrados na data correta, mesmo que seja 29 de fevereiro.



E os aniversários?

A servidora pública, Rosângela Aparecida Barbosa, moradora de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, nasceu em 29 de fevereiro de 1980. Em 40 anos, essa é a 11ª vez que ela celebra o aniversário.

"É uma data muito esperada e meu pai levava muito a sério isso, então, nos anos em que não têm essa data, é como se eu não fizesse aniversário. É como se fosse um aniversário fake", disse.


Portal G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!