O município de Sinop, a 504 km de CuiabĂĄ, registrou quatro mortes por Covid-19 nesta semana. Além disso, o número de casos da doença na cidade continua crescendo e alcançou quase 1,4 mil novas infecções nos 13 primeiros dias deste mĂȘs, no mesmo período de junho esse número ficou 77 casos.
Desde o início da pandemia, o boletim de acompanhamento da Covid-19 apresenta um total de 496 mortes pela doença.
Esse aumento dos casos levou o município a adotar novas medidas como a reabertura das Unidades BĂĄsicas de Saúde (UBS) do Ibirapuera e Maria Vindilina II no período noturno. Os atendimentos ocorrem das 6h às 22h para pacientes com sintomas gripais.
Além disso, todas as unidades de saúde realizam o teste para detecção do coronavírus. Contudo, mesmo com o aumento do número de casos, a vacinação contra Covid-19 em Sinop ainda registra baixa adesão. A principal dificuldade estĂĄ na aplicação das doses de reforço, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O município também registra baixa adesão na vacinação infantil. "Não conseguimos atingir nem 40% dessa população, os pais não estão procurando as unidade de saúde", disse a coordenadora de imunização de Sinop, Sirlei Castilho.