Dados do Observatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam que 90% dos casos de homicídio no ano passado, em Sorriso, envolveram pessoas ligadas às organizações criminosas, ou seja, de um total de 81 casos, em 2023, 73 foram de pessoas com passagens criminais.
Desses 73 homicídios, 58 foram de faccionados contra faccionados. As outras 15 mortes ocorreram porque os criminosos confrontaram as forças de segurança.
Desses 73 homicídios, 58 foram de faccionados contra faccionados. As outras 15 mortes ocorreram porque os criminosos confrontaram as forças de segurança.
Ainda de acordo com o Observatório, 8 vítimas de homicídio não possuíam nenhuma passagem criminal.
Tolerância zero
O Governo de Mato Grosso adota a política de tolerância zero às facções e organizações criminosas, e tem intensificado a atuação das forças de segurança nos municípios do Estado.
Somente em 2023 foram realizadas 18 operações policiais em Sorriso, com objetivo de combater as facções e reduzir a violência na cidade.
Uma das ações foi a Operação Recovery, deflagrada pela Polícia Civil contra uma facção criminosa envolvida em homicídios, associação para o tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, na região Norte do Estado. A operação teve três fases ao longo de 2023 e cumpriu cerca de 300 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens.
A Polícia Militar também atua de forma permanente no município, desde janeiro de 2023, com a Operação Vitae, intensificando o policiamento no município.
PJC