Uma forte nuvem de fumaça encobriu o céu da região metropolitana de Cuiabá na tarde desta quinta-feira (8), causando preocupação em milhares de moradores, que enfrentaram difuculdades de respirar por causa do forte odor.
De acordo com o monitoramento de satélites feito pelo Corpo de Bombeiros, a frente fria, que está vindo por Mato Grosso do Sul, "empurrou" para Mato Grosso a fumaça dos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal de Corumbá (MS).
No trajeto, se somou com a fumaça de incêndios que atingem o Pantanal de Poconé e de Barão de Melgaço, resultando na forte e densa "onda" de fumaça que atinge a Capital. Além disso, a massa de ar frio a caminho da cidade dificulta a dispersão da fumaça.
Nesta sexta (9), uma frente fria deve chegar a Cuiabá e provocar uma queda brusca de temperatura. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a sexta registrará mínima de 16°C e máxima de 27°C e no sábado (10), o dia começa com mínima de 13°C.
A situação da tarde desta quinta piorou a qualidade do ar, que já estava ruim há alguns dias no Estado. A umidade chegou a níveis abaixo de 20% esta semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sendo que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é acima de 60%.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento estão sendo combatidos somente alguns pequenos focos na região metropolitana de Cuiabá. Na tarde desta quinta, os bombeiros estão atendendo alguns incêndios em vegetação no Engordador, próximo do Parque do Lago em Várzea Grande, na região da Guarita, em Várzea Grande e no bairro Jardim Petrópolis em Cuiabá, mas todos de menor proporção.
Nesta quarta (7), foram registrados 277 focos de calor no estado, sendo 148 deles no Pantanal, de acorco com dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Não há previsão de chuva para os próximos dias na região metropolitana de Cuiabá.
O drone do MidiaNews registrou imagens da Capital nesta tarde, enfumaçada.
MídiaNews