Em continuidade aos trabalhos da Operação Shamar, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis (a 212 km de CuiabĂĄ), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem que ameaçava e perseguia a sua ex-companheira.
O suspeito, de 39 anos, estava com mandado de prisão preventiva decretado pela Vara Especializada de ViolĂȘncia Doméstica de Rondonópolis pelo crime de perseguição, previsto no artigo 174-A, do Código Penal.
O caso foi denunciado em setembro de 2022, quando a vítima procurou a Delegacia da Mulher de Rondonópolis e relatou que estava separada do ex-companheiro hĂĄ cinco meses. Ele não aceitava o fim da separação e, sempre Âżque a procurava, proferia ofensas e ameaças de morte.
A vítima relatou ainda que o suspeito a perseguiu pelas ruas e ficava nas proximidades da sua residĂȘncia para monitorar suas ações. Diante da situação, foi decretada pela Justiça o mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi cumprido pelos policiais da Delegacia da Mulher de Rondonópolis nesta quarta-feira (14).
Após ter a ordem de prisão cumprida, o suspeito foi encaminhado para a delegacia para as providĂȘncias cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Operação Shamar
Deflagrada no último dia 07 de agosto, a operação busca intensificar o enfrentamento à violĂȘncia doméstica e familiar contra a mulher durante todo o mĂȘs de agosto, com a finalidade prevenir crimes de descumprimento de medidas protetivas, de perseguição, de violĂȘncia psicológica e de feminicídio, além de desenvolver ações preventivas, como palestras, rodas de conversa e entre outras atividades sociais.
Shamar é uma palavra hebraica e significa cuidar, aguardar, proteger, vigiar.
Fonte: PJC