Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cáceres cumpriram, na manhã desta quinta-feira (17.10), um mandado de busca e apreensão domiciliar contra o autor de violência doméstica praticado contra sua ex-companheira. A ação teve como objetivo a apreensão de uma arma de fogo, utilizada para ameaçar a vítima.
O suspeito de 35 anos é investigado pelos crimes de ameaça, violência psicológica, contravenção de vias de fato, praticados contra a ex-companheira, de 29 anos.
A ação faz parte da Operação Hera (deusa grega protetora das mulheres), que tem como foco o combate aos crimes de violência doméstica e familiar na cidade de Cáceres, totalizando 16 mandados de prisão cumpridos contra agressores de mulheres pela especializada neste ano.
A ordem de busca e apreensão domiciliar foi decretada pela Segunda Vara Criminal de Cáceres após a vítima procurar a Delegacia da Mulher para solicitar medidas protetivas de urgência, afirmando que o ex-companheiro possuía uma arma de fogo e a ameaçava constantemente.
Diante da gravidade dos fatos, a delegada titular da DEDM Cáceres, Paula Gomes Araujo, representou pela busca e apreensão no endereço do suspeito, que foi deferida pela Justiça. O mandado foi cumprido na residência do suspeito, no bairro Jardim Universitário, em Cáceres.
Segundo a delegada, durante as buscas não foi localizada a arma de fogo ou outro material ilícito na residência do suspeito, no entanto as ações preventivas mostram o trabalho da Polícia Civil em busca de combater possíveis crimes de feminicídio.
"A Polícia Civil está empenhada em todos os casos de violência doméstica, especialmente naqueles que sinalizam risco à vida da vítima. No ano de 2024, Cáceres teve uma redução significativa de feminicídios, sendo apenas um caso registrado até o momento em relação a quatro casos registrados em 2023", disse a delegada.
PJC