Djavan Santos Conceição, uma das lideranças de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas na Bahia, conhecido como "Edcity", foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Nexus, em Cuiabá, nesta quarta-feira (6). Ele estava foragido da Justiça.
Segundo a PF, o alvo faz parte do baralho dos criminosos mais procurados da Bahia e é apelidado de "Rei de Copas". Ele foi capturado no Bairro Coophema, em Cuiabá.
Na capital, o alvo usava documentos falsos, se passava por empresário, morava em uma casa de luxo, em bairro nobre, e mantinha rotina de alto padrão. Bolsas e relógios importados foram encontrados na casa do chefe da facção.
Ao todo, as equipes cumpriram um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/MT). Os mandados de buscas foram cumpridos no Bairro Nova Esperança, também na capital.
O flagrante aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Cuiabá, durante a Operação Nexus. — Foto: Polícia Federal
De acordo com a PF, os alvos da operação são investigados por tráfico de drogas, homicídios de rivais, duas chacinas, e ataques a caixas eletrônicos. Há indícios de envolvimento na execução de policiais baianos que atuavam no combate ao crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari, regiões metropolitanas de Salvador (BA).
As investigações também apontaram que os líderes da facção coordenavam o envio de armas e drogas para a Bahia, mesmo foragidos em Mato Grosso.
Baralho do crime
O "Baralho do Crime" é um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.
O baralho do crime completo pode ser acessado no site da SSP-BA. Quem tiver informações sobre os criminosos procurados pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números 3235-0000 (capital) e 181 (interior).
Portal G1