Um dos pontos turísticos da Baixada Cuiabana, o Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, está com a visitação suspensa por causa das obras e serviços nas trilhas. A decisão foi divulgada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (7).
A visitação ao local está suspensa por 120 dias, podendo ser prorrogada, segundo a Sema.
A Secretaria informou ainda que a decisão foi assinada após considerar os riscos à segurança dos visitantes durante a execução das obras nas trilhas e uso público na Unidade de Conservação.
Degradação ambiental
Uma vistoria realizada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) apontou que as obras realizadas pelo Governo do Estado no Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, causaram degradações ambientais na região. O órgão disse que pretende responsabilizar os autores.
Durante a vistoria, o Ministério constatou que não há sinalização adequada indicando a interdição, somente uma barreira física no início da via para bloquear o acesso de carros. Segundo a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, a via aberta coloca em risco a segurança das pessoas em razão da quantidade de pedras e cascalho, o que torna o local muito escorregadio.
Acidente
No início de janeiro, a turista Joelma Pimentel, sofreu uma queda nas pedras do morro e teve que ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ao chegar no local, a vítima apresentava escoriações nos membros superiores, dor no braço direito e possível fratura no nariz.
Portal G1