SICREDI

Colheita de soja em Mato Grosso segue em ritmo desacelerado comparado a safra passada

Chuva é um dos principais fatores que está agregando no atraso da colheita

Por Redação Play MT em 17/01/2023 às 15:28:01

Conforme relatório divulgado pelo Imea, (instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) a colheita da safra de soja 22/23 está 1,16 pontos percentuais abaixo quando comparado com a safra 21/22.
No mesmo período do ano passado a colheita de soja já atingia 4,16% da área total cultivada, enquanto neste ano o percentual de área colhida caiu para 2,38%.

O principal fator que está afetando a colheita no estado são as chuvas, boa parte de Mato Grosso tem chovido quase todos os dias nessas primeiras semanas do ano.

Alguns produtores relatam que conforme a chuva dá uma trégua as maquinas entram nos talhões para realizar o manejo de dessecação da soja, que antecipa a secagem da planta ao ponto de colheita.

A causa desse novo desafio rural, trás uma extensão no período de finalização da colheita, em 2022 a colheita da soja se encerrou no dia 07 de abril. Já neste ano temos uma previsão de que a colheita da safra se encerre no dia 12 de maio.

Impactos:
Embora o atraso na colheita não seja algo positivo para quem tem a soja em campo, quem consegue colher a sua lavoura dentro da normalidade, o atraso da colheita da safra no Brasil pode causar um arrefecimento na bolsa de Chicago podendo ultrapassar os $15. O que leva a ter uma alta no preço da saca do produto.

Quem tiver produto armazenado e disponível a venda, pode ser um bom momento para analisar o mercado e optar por vender seu produto.


Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

mundo pet