A Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decretou situação de emergência e calamidade pública nesta quarta-feira (12), devido à crise no abastecimento de água potável no município.
O decreto tem duração de 180 dias, mas pode ser prorrogado mediante a relatório técnico e aprovação do Comitê de Gestão de Calamidade Pública do Município.
A situação de emergência autoriza o Poder Público de Várzea Grande a adotar todas as ações necessárias, bem como a implementar medidas jurídico-administrativas voltadas à execução de ações operacionais, reparos, conservação e manutenção para a restaurar o abastecimento de água no município.
De acordo com a prefeitura, enquanto durar a situação de emergência, fica proibido o uso de água fornecida pelo município para:
Entre os dias 16 e 24 de janeiro, o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) informou que uma sequência de vandalismos está comprometendo o abastecimento de água para vários bairros do município.
Entre os casos registrados estão o desvio de água, destruição de canos usados na distribuição e até 'supercola' nos cadeados das estações para impedir a entrada de funcionários.
Fonte: Portal G1