A Administração Municipal de Campo Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou um projeto inovador na Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires. Em parceria com a empresa Cyber-Edux, será desenvolvido com os alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental matriculados no período integral, o Projeto Oficina de Robótica, que oportunizará aulas no período de contraturno do ensino regular.
De acordo com a secretária de Educação, Simoni Pereira Borges, o Projeto poderá atender até 200 alunos com aulas de robótica, pilotagem de drone, inteligência artificial, realidade virtual, automação e operação de impressora 3D. A aula inaugural aconteceu na noite da última segunda-feira (17).
A secretária Simoni Borges explicou que a robótica foi incorporada à grade curricular por estar diretamente relacionada com algumas disciplinas tradicionais, especialmente com a matemática e a física. "A gente entende que a tecnologia tem que ´conversar´ com os processos educacionais, pois tem toda uma relação de significância. E o principal espírito a desenvolver aí é o do bom uso da tecnologia, usar a tecnologia a serviço da aprendizagem, a serviço do desenvolvimento humano e também na busca de inovação, de novos processos; de processos que trazem significados e despertam novas possibilidades para a vida", disse a secretária.
Proprietário da Cyber-Edux, Dante Medina da Mata explicou que a robótica é composta por três fundamentos: a elétrica, mecânica e a programação. "E isso está especialmente correlacionado com matérias como matemática e física", ressaltou. A Cyber-Educ doou 98 bolsas de estudos.
Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a implantação do Projeto Oficina de Robótica é um grande avanço para o ensino na Rede Municipal. "Saber que os nossos alunos e alunas possam fazer uma imersão nas aulas aonde pode ser explorada a botânica, o corpo humano, isso engrandece muito. Para nós, saber que tudo isso está sendo oferecido aqui é de grande valia", disse o prefeito.
De acordo com o prefeito, inovação, ciências e tecnologia devem ser ofertadas aos alunos da Rede Pública Municipal. "E saber que o Município de Campo Verde está entregando isso engrandece muito nosso ensino", frisou.
Aluno do período integral da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, João Gabriel Gonzaga aprovou a ideia da Oficina de Robótica. "Eu gostei muito", afirmou ele. "Isso vai ser muito bom para o meu futuro", ressaltou.
Participaram da aula inaugural o secretário municipal de Ciências e Tecnologia Clemilson Carvalho, o secretário de Apoio à Segurança Pública, Francisco Siqueira Sampaio, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Claudilei de Oliveira Borges e a vereadora Socorro dos Santos Souza.
Fonte: Prefeitura de Campo Verde