Um dia após serem exonerados pelo presidente Lula, Carlos Fávaro e Paulo Teixeira foram novamente nomeados para o primeiro escalão do governo federal. Conforme decretos publicados na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU), eles reassumem os cargos de ministros da Agricultura & Pecuária e do Desenvolvimento Agrário & Agricultura Familiar, respectivamente.
Titular do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde o dia 1º de janeiro, Fávaro havia sido momentaneamente exonerado para participar da eleição da mesa diretora do Senado Federal. Eleito senador em eleição suplementar realizada em 2020, ele voltou ao cargo no Congresso Nacional por um único dia e, assim, ajudou na reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência da Casa — o social-democrata venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN) por 49 votos a 32.
Oficialmente de volta ao comando do Mapa, Fávaro não irá participar da votação para definir os demais cargos da mesa diretora do Senado. A sessão para a eleição dos postos de vice-presidentes, secretários e suplentes está programada para ocorrer a partir das 10h desta quinta-feira. Com ele novamente fora do poder Legislativo, a primeira suplente Margareth Buzetti (PSD-MT), que aderiu à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta semana, é quem participará da votação.
Carlos Fávaro e Paulo Teixeira: novamente ministros
Além de Carlos Fávaro, Paulo Teixeira voltou a ser ministro de Estado após um dia exonerado da função. Reeleito deputado federal pelo PT de São Paulo em 2022, ele voltou momentaneamente à Câmara para participar da cerimônia de posse e, na sequência, da votação que definiu a mais nova composição da mesa diretora. No caso, o novamente titular do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar viu Arthur Lira (PP-AL) ser reeleito com recorde: 464 dos 513 votos.
Lira foi reconduzido para a presidência da Câmara dos Deputados a partir da composição de bloco composto por 20 partidos, incluindo o PT de Lula e o PL de Jair Bolsonaro. Diferentemente do Senado, a mesa diretora da Câmara para o biênio 2023/24 foi definida por completo na volta do recesso parlamentar. Além de Lira, foram eleitos os seguintes deputados:
- 1ª Vice-Presidência
Marcos Pereira (Republicanos-SP).
- 2ª Vice-Presidência
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
- 1ª Secretaria
Luciano Bivar (União-PE).
- 2ª Secretaria
Maria do Rosário (PT-RS).
- 3ª Secretaria
Júlio Cesar (PSD-PI).
- 4ª Secretaria
Lucio Mosquini (MDB-RO).
- Suplentes
Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).