O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), confirmou a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso, onde cumprirá três compromissos oficiais. Um dos eventos será em Lucas do Rio Verde, a 354 km ao norte, onde será anunciado o lançamento de um novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, o presidente visitará um assentamento na região de Campo Verde e o Parque Nacional do Xingu, onde se encontrará com o Cacique Raoni.
Fávaro declarou em entrevista ao ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que o presidente planeja realizar três agendas no estado. A primeira visita ao Parque Nacional do Xingu está agendada para sexta-feira (4), com o objetivo de acompanhar programas voltados para as comunidades indígenas locais, que enfrentam dificuldades como falta de infraestrutura, transporte de alimentos e acesso a serviços de saúde. "Ele quer, pessoalmente, atender essas questões", afirmou o ministro.
Em reunião com o presidente Lula, realizada na última segunda-feira (31), Fávaro informou que o segundo compromisso será em Lucas do Rio Verde, onde o presidente participará do lançamento de um campus da UFMT, um projeto aguardado há 17 anos pela comunidade local.
Além disso, Lula visitará o Assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, para lançar o programa "Solo Vivo". Este programa visa oferecer apoio aos pequenos produtores rurais, fornecendo máquinas, equipamentos, calcário e fosfato a custo zero, com o intuito de revitalizar a terra e preparar o solo para o cultivo. O programa atenderá produtores em áreas de 2 a 10 hectares, e o presidente Lula terá a oportunidade de acompanhar o lançamento junto às associações locais.
A agenda também incluirá uma visita à Terra Indígena Capoto-Jarina, com encontros na Aldeia Piaraçu e com o Cacique Raoni, além de reuniões com outras lideranças indígenas da bacia do Rio Xingu.
De acordo com Fávaro, a visita ao Parque Nacional do Xingu ocorrerá na próxima sexta-feira (4), enquanto os compromissos em Lucas do Rio Verde e no Assentamento Santo Antônio da Fartura devem ocorrer nos próximos dois meses.
Fonte: Redação Play MT