Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Em Chapada dos Guimarães

Prefeitura notifica empresa para reparar danos causados pela chuva na ponte do Rio Jangada


O prefeito Osmar Froner acionou a Secretaria Municipal de Obras, a empresa Ângelo Gada EPP, e a Defesa Civil, para avaliar os danos causados pelas chuvas à ponte de concreto sobre o Rio Jangada, região conhecida como "Dona Cirila", na comunidade de Jangada Roncador.

O diagnóstico da ponte foi realizado na última segunda-feira (20) pelos engenheiros da empresa responsável pela execução da obra. Foi constatado na vistoria, danos na ala de concreto a montante e recalque do aterro na cabeceira da ponte.

Posteriormente, a prefeitura comunicou a população que o tráfego de veículos na região precisava ser interrompido. O reparo dos danos já foi iniciado, sob responsabilidade da empresa construtora, e sem nenhum custo adicional à prefeitura municipal.

Segundo o prefeito, o município passa por um período onde é atingido por fortes chuvas, o que tem causado danos em diversas regiões.



"O município tem sofrido alguns danos em cabeceiras de pontes, em aterros, manilhas. Tudo isso, pelo excesso de chuva. Mas, estamos em alerta, juntamente com a Defesa Civil e a Secretaria de Obras. Para nós, foi uma surpresa os danos causados na ponte do Rio Jangada. Mas, notificamos a empresa para que fossem levantados os danos e os possíveis prejuízos ao município e a população. Estamos tomando todas providencias. O importante é que a empresa já está atuando no local para promover a recuperação da ponte, sem nenhum custo adicional à prefeitura municipal", esclareceu Osmar.

A ponte foi construída no ano de 2021, com estrutura mista de aço e concreto. A construção ocorreu após um período chuvoso, ocasião em que houve um acidente envolvendo um caminhão da prefeitura, em janeiro daquele ano.

A época, a prefeitura decidiu construir uma ponte de concreto definitiva, onde foram realizados estudos técnicos e elaborado o projeto básico de ponte mista de aço e concreto, de 18 metros. A empresa vencedora do processo licitatório foi Ângelo Gada EPP, o custo da obra foi de R$ 287 mil.

Desvios

Conforme o secretário de Obras, Luiz Freitas, a liberação do tráfego na ponte deve ocorrer em até 20 dias, se houver condições climáticas para a manutenção.

Com isso, os motoristas deverão acessar a região pelas pontes Alcides e Baronesa.

Novas obras

O prefeito Osmar Froner tranquiliza a população e afirma que o problema será solucionado rapidamente. Ele também anuncia que o Governo do Estado já retomou a obra da ponte de concreto de 50 metros sobre o Rio da Casa, na região da Hotatec.

"Também já enviamos vários projetos de novas pontes para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Espero a compreensão dos usuários da ponte naquela região. A obra vai ser restaurada e entregue a população o mais rápido possível. Estamos trabalhando para melhorar e dar condições de trafegabilidade em todo o município", finalizou o prefeito.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!