A partir dessa segunda-feira (06), o novo documento de identidade passa a ser emitido em Mato Grosso, nossa equipe de reportagem esteve na Secretaria Municipal Integrada de Apoio a Segurança Pública em Campo Verde onde conversamos com o Chefe de Divisão e Identificação Jean Carlos Farias Ribeiro que nos conta com detalhes sobre essa mudança no documento mais conhecido como RG.
Mudanças do novo RG
Além da utilização do número de CPF para a identificação em todo o território nacional, a CIN traz algumas outras mudanças em relação ao documento de identidade tradicional. Visualmente, ela será similar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na emissão do novo RG, os cidadãos podem escolher incluir o seu nome social no documento e outras informações, como o número da CNH e do título de eleitor. Ele também terá um QR Code para facilitar a leitura.
Por último, o novo RG terá uma data de validade que varia conforme a idade de cada pessoa:
- Até 11 anos de idade: validade de 5 anos;
- De 12 a 59 anos de idade: validade de 10 anos;
- 60 anos ou mais de idade: validade indefinida.
Prazo para emissão
Os brasileiros não precisam correr para tirar a sua via do novo RG. De acordo com o governo, o documento de identidade antigo continua valendo até 2032. A nova versão será emitida nas primeiras vias do documento e nos pedidos de 2ª via.
Onde você deve solicitar o novo documento e o que precisa levar em mãos?