O segundo encontro para apresentar o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) reuniu mais de 500 participantes nesta quinta (16.03). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), e teve como objetivo sanar as dúvidas dos participantes.
O evento foi voltado para os engenheiros florestais, que são os principais responsáveis pelos empreendimentos florestais de Mato Grosso e utilizarão o sistema diariamente para o controle da madeira legal.
Durante a reunião, representantes da Sema e da Tecnomapas, empresa que desenvolveu as mudanças no sistema, apresentaram as melhorias que estão sendo implantadas, a situação atual de implantação e migração de dados, e a importância da participação e recadastramento dos engenheiros florestais para o acesso ao novo sistema.
Segundo a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian Ferreira, a instituição ainda está na etapa de renovação dos cadastros e haverá a necessidade de outros treinamentos e bastante diálogo com o setor florestal, até que o Sisflora 2.0 esteja totalmente implantado e operando.
"A ideia é conversar sobre as principais dúvidas que os responsáveis técnicos e operadores têm tido, e auxiliar nesse processo de transição. O sistema trará muitas melhorias para o controle do órgão ambiental, e também para o setor, que passa a ter garantia de que o seu produto é legal", explica.
Atualmente existem cerca de quatro mil inscrições que devem fazer o recadastramento para a nova versão do sistema. Conforme a coordenadora coordenadora de Crédito e Recursos Florestais, Tatiana Arruda, a recomendação principal é que os responsáveis técnicos utilizem corretamente os Termos de Referência para o recadastramento.
Os documentos para o recadastramento estão disponíveis no site da Sema-MT, clicando AQUI. As duas edições da capacitação sobre o Sisflora estão disponíveis no canal do YouTube (www.youtube.com.br/@SemaMatoGrosso).
Novo Sisflora 2.0
A Sema-MT implantou o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) 2.0, que possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso, e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade, e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
O Sisflora é um sistema estadual que tem como objetivo o monitoramento e controle da comercialização e o transporte de produtos florestais em Mato Grosso.