Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Caminhos da Reportagem

Saúde mental bem longe dos manicômios é tema do Caminhos da Reportagem

Quem vê Patrícia Ruth pintando calmamente seus quadros nem imagina os horrores que ela já sofreu.


Brasília - 19.05.2023 - Horta comunitária no Museu Bispo do Rosário. Foto: TV Brasil - TV Brasil

Com a aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, em 2001, houve uma redução programada de leitos psiquiátricos no Brasil. De acordo com a organização não governamental (ONG) Desinstitute, o número de pacientes internados em longa duração caiu de 50 mil, em 2002, para menos de 14 mil, em 2020. Evitar retrocessos ainda é um desafio para os defensores da luta antimanicomial, segundo a presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental, Ana Paula Guljor.

O fechamento de manicômios não é sinônimo de falta de atendimento aos pacientes e seus familiares. O cuidado em liberdade, mantendo o paciente integrado ao seu território de origem, seu círculo social, é o mais eficaz, garante Guljor.

Entre os mecanismos de apoio aos pacientes, além dos centros de Assistência Psicossocial (CAPs) que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), estão as Residências Terapêuticas, uma espécie de república - para no máximo seis pessoas - oferecida aos egressos dos hospitais psiquiátricos que ainda necessitam de algum suporte para retornar à vivência comunitária. A equipe do Caminhos da Reportagem foi conhecer a rotina de uma dessas casas.

"Existem mil outras formas de cuidar, de tratar a loucura, o sujeito em sofrimento psíquico", defende Erika Pontes e Silva, diretora do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira. Oficinas de arte e atividades em hortas comunitárias são exemplos de terapias adotadas nas antigas instituições psiquiátricas que foram remodeladas.

Brasília - 19.05.2023 - Instituto Nise da Silveira - arte no lugar das antigas enfermarias . Foto: TV Brasil - TV Brasil

O programa mostra como locais de encarceramento e sofrimento no passado hoje são espaços dedicados à arte e ao tratamento com afeto e liberdade, como o Museu Bispo do Rosário e o Instituto Nise da Silveira, ambos no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Produção e reportagem: Clarice Basso

Reportagem cinematográfica: Gabriel Penchel, Gilson Machado, Marcelo Padovan, Ronaldo Parra e Sandro Tebaldi

Auxílio técnico: Adaroan Barros, Caio Araujo e Yuri Freire

Apoio à produção: Luiz Filipe Salvador - estagiário

Roteiro: Ana Passos e Clarice Basso

Edição de texto: Ana Passos

Edição de imagem e finalização: Eric Gusmão

Arte: Julia Gon e Marco Bravo

Pesquisa do Acervo EBC: Aline Brettas, Erick Pinheiro, Fabio Araujo Jorge, Fernanda Buarque, Mariana Nazareth, Pedro Modesto e Thiago Guimarães

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Saúde Caminhos Da Reportagem TV Brasil Saúde Mental Luta Antimanicomial

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!