O Prefeito de Campo Verde (139 km de Cuiabá) Alexandre Lopes está em Cuiabá onde acompanha o pedido de inclusão do município a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá através do projeto de lei complementar nº46/2023 do Deputado Estadual Beto Dois a Um.
Se aprovado o município de Campo Verde integrará o grupo da Região Metropolitana formado pelas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger. Outras cidades que estão inclusas como Entorno Metropolitano são: Acorizal, Barão do Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste
O interesse em Campo Verde fazer parte desse grupo se dá pelos critérios que o munícipio atende, além de estar próximo a capital mato-grossense:
I - Desenvolvimento econômico e social;
II - Planejamento do uso e da ocupação do solo;
III - Acessibilidade e mobilidade;
IV - Saneamento ambiental;
V - Preservação e conservação do meio ambiente;
VI - Desenvolvimento urbano e políticas setoriais (habitação, saúde, educação, segurança, turismo, esporte e lazer), entre outras.
O que muda para Campo Verde se a PLC for aprovada?
As funções públicas de interesse comum serão executadas em regime de colaboração entre o Estado e os municípios da Região Metropolitana, com base em diretrizes e instrumentos definidos no Plano Diretor Participativo Integrado a ser aprovado por instância de deliberação a ser criada na forma de lei.
O Estado assegurará a execução de planos, programas e projetos relacionados às funções públicas de interesse comum no âmbito metropolitano, por meio de órgão do Poder Público a ser criado para esse fim.
Para o Play MT o prefeito Alexandre Lopes disse que é louvavel a atitude do Deputado Beto Dois a Um por considerar Campo Verde e lutar para que ela venha fazer parte da região metropolitana.
"Campo Verde fazendo parte da Região Metropolitana de Cuiabá, a gente acaba acessando algumas linhas de contemplação do governo que acaba nos favorecendo, considerando que nós iremos fazer parte dessa região metropolitana. Falo isso na área da habitação, na área da mobilidade urbana entre outras. Todos ganham com essa iniciativa". Disse Alexandre.
"Essa inclusão tem o objetivo de promover a maior integração do desenvolvimento regional, considerando as características geográficas sociais e econômicas da região. Campo Verde vem crescendo de forma exponencial um crescimento urbano expressivo forte, uma independência econômica é um dos poucos municípios colados em Cuiabá que não faz parte da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
Então não tenho dúvida que essa integração das cadeias produtivas, essa promoção de investimentos conjuntos contribuirão muito para o desenvolvimento sustentável, para a geração de emprego e para a geração de renda nos municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá". Disse o Deputado Estadual Beto Dois a Um.