Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Medida Preventiva

Defesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Chapada dos Guimarães

Na atividade de mapeamento, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres e avaliam a probabilidade da ocorrência


A Defesa Civil de Mato Grosso realiza, nesta segunda e terça-feira (19 e 20.06), o mapeamento de áreas de risco no município de Chapada dos Guimarães.

A atividade, desenvolvida em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município, é uma medida de prevenção que visa identificar as áreas propensas a desastres naturais, como inundações, deslizamentos de terra e enxurradas.

"Esse trabalho de mapeamento é muito importante para redução do risco de desastres, visto que identificamos a quantidade de pessoas e imóveis em áreas de risco e sugerimos ao gestor municipal medidas preventivas, mitigatórias e de preparação da população local para evacuação e respostas de emergência, destacou o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira.




Na atividade de mapeamento, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres e avaliam a probabilidade da ocorrência. Por meio do mapeamento topográfico, as equipes também obtêm as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas.

Já por meio do mapeamento de vulnerabilidade, a Defesa Civil avalia a exposição e capacidade de resposta das comunidades afetadas por desastres.

Para o trabalho, são usadas tecnologias como imagens de satélite, dados de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (SIG).


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!