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Descarte de Documentos

Polícia Militar elimina cerca de 4,20 metros lineares de papéis que perderam a validade

Ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem em Várzea Grande


A Polícia Militar, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, realizou, nesta terça-feira (04.07), o primeiro descarte de documentos de 2023. O ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem, na cidade de Várzea Grande.

Foram descartados 4,20 metros lineares de papéis, relativos aos conjuntos documentais da instituição e que cumpriram o tempo de guarda, totalizando 30 unidades de caixas box. Todo material foi transportado por viatura da Polícia Militar, sendo posteriormente picotados em uma máquina específica e transformado em material reciclado.

O ato de descarte cumpre a legislação e normas, em especial, a Instrução Normativa nº. 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), bem como foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de maio de 2023.



Conforme a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, Nelma Zambonini Pereira, em razão da grande quantidade de documentos guardados, a CPADPMMT/SESP realiza o processo de catalogação dos papéis, sem valor e validade, visando a futura destruição.

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), foi criada com objetivo de analisar os documentos selecionados, que têm prazo de guarda específico e cumpriram todo seu "ciclo de guarda", razão pela qual a destinação final estabelecida em tabela de temporalidade é a eliminação.

Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da Comissão e, posteriormente, é encaminhada à Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso para autorização da eliminação.


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