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Campo Verde

Estagiárias da Secretaria de Educação participam de formação sobre autismo


Professoras estagiárias que atuam nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Verde estão participando na tarde desta quinta-feira (20) de uma formação que tem com foco principal o autismo.

O objetivo da formação, que está sendo realizada na Escola Municipal São Lourenço, de acordo com a secretária Simoni Pereira Borges, é proporcionar aos profissionais condições para identificar os sinais, fazerem a abordagem e desenvolver estratégia de trabalho com os alunos autistas. 130 profissionais estão participando da formação, ministrada pela Coordenadora de Educação Especial, Talyta Neto de Sales.

Conforme observou a secretária de Educação, o autismo é uma realidade nas escolas. Somente na Rede Municipal de Educação, segundo ela, existem 78 alunos matriculados. "E nós temos observado nos últimos três anos que existe um aumento bem progressivo na identificação de crianças que apresentam essa síndrome de autismo", disse a secretária. "E nós, enquanto Secretaria, estamos acompanhando tanto o que a literatura tem trazido e o que as pesquisas têm trazido, que é assustador", observou ela.

Simoni observou que a tendência é que a cada ano, o número de alunos com transtorno de espectro autista (TEA), aumente ainda mais. "No contraponto, nós também estamos preparando as nossas equipes, tanto a equipe gestora, professores e estagiários para as abordagens corretas, para o uso das estratégias corretas, porque nós temos dentro do autismo os leves, os severos e os intermediários. E eles têm algumas características que são específicas e exigem também estratégias de abordagens específicas", enfatizou a secretária.



Conforme destacou Simoni Borges, a Secretaria Municipal de Educação tem, desde o ano passado, desenvolvido atividades com os profissionais envolvidos na educação, seja em sala de aula ou na gestão escolar, atividades que visam prepará-los para a forma correta de abordar, atender e preparar atividades para esse público específico. "O curso hoje é uma fala geral, focando no autismo, que é o nosso maior grau de atendimento", disse.

Simoni destacou ainda que a Secretaria tem interagido junto às famílias dos alunos autistas e os resultados têm sido positivos. "Desde o ano passado nós temos a Associação de Mães, que também tem dialogado conosco e pensado estratégias de integração família/escola porque tem crianças que precisam muito desse movimento da mãe presente, da mãe às vezes vir [à escola] no momento de crise. Então temos feito essa ação conjunta e atenta para atender as especificidades dos alunos", finalizou.

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