De acordo com os números divulgados pelas Polícias Militar e Civil, entre janeiro e junho de 2023 houve uma redução significativa na criminalidade do município. Esse cenário se deve ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança e aos investimentos feitos pela Administração Municipal na implementação de políticas públicas que visam aumentar a sensação de segurança da população.
No rol desses investimentos e ações, destacam-se a criação da Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança e a melhoria do sistema de monitoramento eletrônico do Município. Com cerca de 50 mil habitantes, Campo Verde é um dos municípios de Mato Grosso com o maior número de câmeras de videomonitoramento instaladas na área urbana e na zona rural.
O sistema de vigilância eletrônico conta com câmeras fixas, speed dome e equipadas com leitor OCR, que faz a identificação facial, o reconhecimento de cores e de caracteres. As câmeras estão instaladas em locais estratégicos, como as entradas e saídas da cidade, o que permite a identificação de veículos furtados, roubados ou que foram utilizados na prática de delitos assim que acessam ou deixam o perímetro urbano.
O sistema de monitoramento conta ainda com 10 totens de segurança equipados com câmeras OCR,s sinais sonoros e botão de pânico, instalados em avenidas e em escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao ser acionado, o botão de pânico dispara um alarme na Central de Monitoramento que, por sua vez, aciona as forças de segurança. Essa rapidez na comunicação permite uma resposta mais eficiente no combate às ações criminosas. Campo Verde é o único município de Mato Grosso a contar com esse tipo de dispositivo de segurança.
Todo esse investimento feito pela Administração Municipal tem apresentado resultados positivos. De acordo com os números do Sistema de Registro de Ocorrências Policias, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e que reúne dados das Polícias Militar e Civil, os furtos no município nos primeiros seis meses de 2023 foram 37% menores que no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2022, foram registradas 253 ocorrências dessa natureza. No mesmo período em 2023, foram 160, ou seja, 93 casos a menos.
Os números da Secretaria Estadual de Segurança também apontam que houve uma redução de 67% nos casos de roubos, que caíram de 46 no primeiro semestre do ano passado para 15 nos seis primeiros meses de 2023. O sistema de monitoramento eletrônico contribuiu também para a redução no consumo e no tráfico de drogas em Campo Verde. No ano passado foram feitas 19 apreensões contra 16 no primeiro semestre de 2023.
"Essa são grandes informações que fazem com que a gente pense que estamos no caminho certo no tocante à condução da Segurança Pública no Município de Campo Verde", enfatizou o prefeito.
O gestor destacou ainda que a queda no índice de criminalidade, além dos investimentos feitos pela Administração Municipal no sistema de monitoramento eletrônico, se deve também ao trabalho eficiente desenvolvido tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. "Cidadão e cidadã campo-verdenses protegidos, famílias protegidas, sensação de segurança sempre a postos para que a gente possa ter uma cidade cada vez melhor e mais segura", frisou Alexandre.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Verde