SICREDI

Fiscais do Procon Estadual retornam a Campo Verde e 80% dos comércios foram autuados por não se adequarem dentro do prazo estipulado

A fiscalização teve inicio na terça-feira (01) e encerrou nesta quinta-feira (03).

Por Redação Play MT - José Costa em 03/08/2023 às 17:31:12

Foto: Equipe Procon Municipal e fiscais do Procon Estadual.

Em uma visita aos comércios de Campo Verde (139 km de Cuiabá) no dia (25) de maio desse ano, fiscais do Procon Estadual encontraram diversas situações irregulares em vinte e três produtos nos mercados e supermercados do município. Entre elas a que mais se destacou foi a venda de produtos fracionados, que não continha na embalagem informações como: valores nutricionais, origem, se contém ou não contém glúten.

Venda de presunto fracionado sem informações de origem - Foto: Procon Estadual


Outra situação pontuada é a venda de produtos em oferta sem a descrição do valor anterior do produto, e data de validade em destaque nos cartazes.

Oferta de Pizza sem ter o destaque do valor anterior ao consumidor - Foto: Procon Estadual.

Para surpresa dos fiscais após três meses, dos dozes estabelecimentos visitados oito apresentaram irregularidades, que já haviam sido pontuadas na primeira visita.
"Nós tivemos um número bem aquém, daquilo que a gente esperava, geralmente a regularização ela dá em torno de 70% a 80% e aqui foi ao contrário, tivemos 80% dos comércios que não regularizaram e foram autuados. Tivemos muito problemas com a questão de produtos vencidos aqui no município". Disse o Fiscal do Procon estadual Rogério Sena.

Rogério Sena Fiscal de defesa do consumidor - Foto: Momento Play MT

A coordenadora Victória Santos relata que essa ação foi realizada através de um termo de cooperação que o Procon municipal tem junto ao Procon estadual, visto que eles possuem a estrutura para comparecer ao município e estar realizando essas operações:
"Decidimos atuar nos mercados de Campo Verde e tivemos um intervalo de três meses, para eles poderem estar se adequando a algumas determinações, e como o Sena disse, infelizmente foi bem aquém daquilo que esperávamos. Dessa vez eles foram autuados, com laudo cautelar dos produtos vencidos, para que a vigilância sanitária possa destinar esses produtos para que seja destruído e inutilizado". Disse a Coordenadora do Procon Municipal Victória Santos

Victória Santos coordenadora do Procon Municipal de Campo Verde - Foto: Momento Play MT

"O Procon Municipal não está aqui para repreender o fornecedor, dos comércios que foram notificados, poucos nos procuraram ou ligaram para tirar dúvidas. Inclusive na fiscalização preventiva orientativa nós nos disponibilizamos através de telefone, e-mail, whatsapp e o que não conseguimos sanar de imediato, nós remetíamos ao Procon estadual". Ressalta Victória.

Entre para o nosso grupo de whatsapp: clique aqui.

Fotos de produtos vencidos encontrados nas prateleiras:





Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato