Um adolescente integrante de facção criminosa, instalada no município de Diamantino (208 km a médio norte de Cuiabá), foi apreendido pela Polícia Civil, na quinta-feira (10.08). O menor de 17 anos foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao crime de extorsão.
Incialmente a Polícia Militar foi acionada para resgatar um adolescente de 17 anos, que estava sendo perseguido por traficantes. A vítima foi encontrada pelo funcionário de um sítio, com as vestes desarrumada, desorientada e pedindo água.
Questionado, ele relatou que estava no bairro da Ponte fazendo uso de entorpecentes, e quando resolveu ir embora, foi perseguido por dois homens, os quais diziam que iriam matá-lo por dívida de droga.
Certo tempo depois a Delegacia de Diamantino foi acionada pelo pai da vítima, informando que um adolescente havia ido até sua residência a procura do seu filho.
O comunicante contou que esse adolescente estava bastante agressivo, demostrava estar armado, bem como dizia que "a cabeça do seu filho vai rolar, ele esta me devendo, pois furtou certa quantidade de droga avaliada em mais de R$ 2 mil".
Em razão do ocorrido os policiais civis foram até a quitinete onde o adolescente reside, no centro da cidade, e realizaram a apreensão em flagrante do mesmo pelo ato infracional de extorsão. Também foram aprendidos dois celulares e R$ 460 em dinheiro.
O conduzido foi ouvido acerca dos atos infracionais, e após confecção dos autos de apreensão por extorsão, o infrator foi colocado à disposição da Justiça.
Considerando a gravidade dos fatos e perigo iminente da ameaça, o delegado de Diamantino, Marcos Martins Bruzzi, representou pela internação provisória do adolescente e quebra do sigilo dos dois aparelhos celulares apreendidos.