A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (16), a "Operação Sign Off" para investigar suspeitos de praticar crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em CuiabĂĄ, VĂĄrzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Ribeirão Preto, e Ponta Porã.
Segundo a PF, também foi determinada a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancĂĄrias.
As investigações identificaram que o grupo movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas "de fachada", registradas em nome de "laranjas", para mascarar a origem e a finalidade valores enviados ao exterior para o pagamento de eletrônicos.
Ainda de acordo com a PF, somente em um ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$ 120 milhões.
Material apreendido durante a operação — Foto: Polícia Federal
Além dos responsĂĄveis pelo esquema financeiro, os mandados de busca foram cumpridos em endereços relacionados aos comerciantes e fornecedores identificados durante as investigações, informou a PF.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de capitais. As penas, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Operação cumpre 50 mandados em MT e outros dois estados — Foto: Polícia Federal
Sign Off é um termo em inglĂȘs que significa término, encerramento. A utilização como nome da operação faz referĂȘncia a um dos objetivos: encerrar o complexo esquema financeiro identificado.