De acordo com a instituição, as chaves Pix estavam sob a guarda e responsabilidade da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos). A exposição ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa de pagamento.
"O BC ressalta que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix mitigaram sobremaneira a extensão dos dados cadastrais expostos, limitando a exposição a 238 chaves Pix ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas", diz trecho do comunicado do Banco Central.
O Banco Central considerou o vazamento de baixo impacto potencial para os usuários (Imagem: Rmcarvalho/Getty Images)
A autoridade monetária do país também ressaltou que não foram vazados dados sensíveis como senhas, informações de movimentações bancárias, saldos e nenhuma outra informação sigilosa.
Como as informações expostas são de natureza cadastral – como nome do usuário, CPF, banco e agência –, elas não permitem movimentação de recursos e nem acesso às contas.
O informe do BC pontuou ainda que os usuários afetados serão notificados somente por meio do próprio app do banco ou pelo internet banking. Nem o BC e nem as instituições participantes entrarão em contato com a pessoa por meio de chamadas telefônicas, SMS, e-mail ou WhatsApp.