A 34ª edição do Festival da Canção de Alta Floresta (FESCAF) irá reunir artistas de todo o estado que competem nas categorias de música inédita e interpretação, entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
De acordo com a secretária de Cultura de Alta Floresta, Elisa Gomes, o apoio do Governo do Estado foi imprescindível para a realização do evento cultural, que é um dos mais tradicionais do município.
"Quero agradecer muito ao Governo de Mato Grosso e à Secel por nos ajudar a realizar mais uma edição do evento. Nosso agradecimento ao secretário Jefferson Neves e à toda equipe da Secel por não medirem esforços para atender os municípios do interior. Nós aqui na ponta temos a visão macro da importância da Secretaria para a cultura de Mato Grosso. Nossa gratidão pelo amparo imprescindível", enfatizou a secretária.
Na sexta-feira (25.08), 32 artistas sobem ao palco nas categorias música inédita de sertanejo e MBP, e também de interpretação adulto e infanto-juvenil. As eliminatórias continuam no sábado (26.08) e, no domingo (27.08), será a grande final.
Serão escolhidas 10 composições da categoria sertaneja, 10 da categoria MPB, cinco interpretações da categoria adulta e mais cinco infanto-juvenis. Na modalidade composição, ainda serão premiadas a melhor Letra, melhor Arranjo e melhor Intérprete.
Participam da disputa artistas de Alta Floresta e de vários municípios mato-grossenses, além de outros Estados. Ao todo, 120 canções foram inscritas na etapa preliminar, sendo selecionadas 76 para participação no festival, que acontece neste fim de semana.
Junto com o FESCAF, o município realiza também a 1ª Feira Amazônia Food, que tem o objetivo valorizar os talentos culinários de Alta Floresta. Com empresas do ramo de alimentos e bebidas, a feira traz a diversidade gastronômica da amazônia altaflorestense.
"Ficamos felizes em contribuir para esse evento tão importante para Alta Floresta e todo o Estado. Além de proporcionar lazer e momentos de mobilização popular, o Festival cumpre um papel de revelação de artistas e talentos da música, impulsionando a cena cultural de nosso Estado. Desejamos sucesso a todos, aos organizadores e participantes", expressou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.