Na tarde desta segunda-feira (11), 28 Agentes ComunitĂĄrias de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde receberam o certificado de conclusão do curso técnico do Programa "Saúde com Agente".
O curso, que teve início em dezembro de 2022 e terminou em julho, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é capacitar as ACSÂŽs para que elas possam desenvolver o trabalho de forma ainda mais eficiente.
"Esse curso é importante porque, além do que elas costumam fazer no dia a dia, ele dĂĄ um conhecimento técnico para cada uma delas (agentes)", enfatizou a secretĂĄria municipal de Saúde e Vice-prefeita de Campo Verde Edna Queiroz da Silva.
Durante o curso os participantes aprenderam como medir a glicemia, aferir a pressão arterial e como tratar com a família atendida, entre outras atividades relacionadas ao dia a dia de trabalho. As aulas teóricas foram ministradas por meio da modalidade EaD.
Para a ACS Maria Cristina Gomes Ribeiro, o curso ampliou o conhecimento dos participantes e proporcionou com que eles passassem a ter um olhar diferenciada sobre profissão. "Esse curso veio para nos ajudar no dia a dia", disse ela. "Antes, tínhamos só uma visão. Hoje não, temos uma outra visão de trabalho", completou. "O curso foi muito maravilhoso", atestou "Nega" Rizzi, que atua hĂĄ 21 anos como Agente ComunitĂĄria de Saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, 97% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa Saúde com Agente. Mais de 200 mil alunos matricularam-se nos cursos ofertados.