A Apple lançou oficialmente, nesta segunda-feira (18), os sistemas operacionais iOS 17, para iPhones, e iPadOS17, para iPads.
As atualizações começaram a aparecer disponíveis progressivamente a partir das 14h (horário de Brasília).
Os usuários podem checar se o iOS 17 já está disponível para download e instalação no app "Ajustes" de seu dispositivo, na seção "Atualização de Software" dentro da aba "Geral".
Segundo a Apple, o iOS 17, anunciado no início de junho e lançado nesta segunda-feira (18), "aprimora a comunicação nos apps Telefone, FaceTime e Mensagens, torna ainda mais fácil o compartilhamento usando o AirDrop e oferece entradas de texto mais inteligentes, que deixam a digitação mais rápida e precisa".
"O iOS 17 também introduz novas experiências com Diário, um app que incentiva a prática da gratidão, e Em Espera, uma nova maneira de ver informações rápidas quando o iPhone estiver apoiado e recarregando", acrescenta.
A Apple ressaltou que os recursos não estarão completamente disponíveis já nesta segunda, podendo aparecer para os usuários ao longo do ano.
Um dos recursos novos apresentados pelo iOS 17 é o "pôster de contato".
No aplicativo "Telefone", os usuários poderão personalizar uma foto que será exibida enquanto alguém aguarda que você atenda uma ligação.
"Também é possível escolher lindos efeitos para fotos ou Memoji, além de tipografia e cores para as fontes que não passam despercebidas. O recurso Pôster do Contato também estará disponível para apps de ligações de terceiros", disse a Apple.
Outra funcionalidade nova é o "Live Voicemail". As mensagens deixadas no correio de voz do iPhone serão transcritas automaticamente em tempo real.
Dessa forma, quando alguém deixar um recado, ele aparecerá por escrito na tela do smartphone, "dando ao usuário a oportunidade de atender à chamada enquanto o recado está sendo gravado", informou a Apple.
Com o iOS 17, ao ligar pelo FaceTime para alguém que não está disponível, será possível deixar gravada uma mensagem de voz ou vídeo para que a pessoa veja depois.
"As chamadas do FaceTime também ficam mais expressivas com reações como corações, balões, fogos de artifício, raios laser, chuva e muito mais. Os novos efeitos podem ser ativados com gestos simples, e os apps de chamadas de vídeo de terceiros também podem aproveitá-los", informou a Apple.
O aplicativo de mensagens nativo da Apple ganhou novos recursos, como a possibilidade de criar figurinhas diretamente a partir de fotos da galeria.
Além disso, os botões para tirar uma foto, enviar um vídeo, gravar um áudio ou compartilhar a localização, por exemplo, foram condensados em um menu único.
Além disso, no iOS 17, a correção automática recebeu uma atualização, que promete melhorar a experiência e a precisão durante a digitação dos usuários.
Outra novidade para o iMessage é o recurso "Chegou bem?". Com ele, o usuário poderá avisar a uma pessoa próxima ou familiar quando chegar a um destino.
"Se você parar no caminho, ele envia uma mensagem. Caso não haja resposta, o recurso compartilha informações úteis com quem você escolheu, como sua localização, nível da bateria e status do serviço de rede celular do seu iPhone. Todas as informações enviadas são criptografadas de ponta a ponta", informou a Apple.
Com o iOS 17, os usuários poderão acessar novos modos de compartilhamento através da tecnologia AirDrop.
Com o "NameDrop", será possível enviar informações de contatos para outro iPhone ou Apple Watch.
"Com o mesmo gesto, os usuários também podem compartilhar conteúdo ou iniciar o SharePlay para ouvir música, assistir a um filme ou jogar juntos quando estiverem fisicamente próximos", disse a Apple.
Pelo "SharePlay" também será possível aproximar o iPhone ao de seu amigo para assistir filmes ou ouvir músicas ao mesmo tempo.
O aplicativo "Diário" é um dos recursos que deve surgir para os usuários ao longo do ano no iOS 17.
Segundo a Apple, o app usará machine learning para fazer sugestões personalizadas de fotos, pessoas, lugares, treinos e mais para guardar o dia do usuário.
Com os registros, será possível anotar lembranças para cada dia.
"As sugestões para o diário são criadas no seu iPhone usando o processamento no aparelho. Você controla os tipos de informação que quer incluir. Com a capacidade de bloquear seu diário e a sincronização do iCloud usando criptografia de ponta a ponta, suas entradas ficam atualizadas e ninguém além de você tem acesso aos dados, nem mesmo a Apple", afirmou a empresa.
Fonte: CNN Brasil