Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mão-de-obra qualificada

Cursos técnicos que serão ofertados pela ETE são apresentados a alunos da Escola Waldemon


Campo Verde vive um momento de verticalização de suas atividades econômicas. Com isso, novos empreendimentos estão sendo realizados no município em diversas áreas e segmentos, aumentando a demanda por mão-de-obra qualificada.

Neste contexto, a Administração Municipal tem buscado formas de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Uma das ações é a oferta de cursos de nível técnico e também de cursos profissionalizantes, ministrados por meio de parcerias.

Na tarde desta terça-feira (17), os 96 alunos que estão cursando o nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, puderam conhecer as opções de cursos que serão disponibilizadas a partir de 2024 pela Escola Técnica Estadual, coordenada pela Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECITECI). As obras de construção da nova escola estão previstas para serem finalizadas até dezembro de 2023.

A apresentação dos cursos foi feita pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira e pelo secretário adjunto da SECITECI, Dimorvan Alencar Brescancim. Serão ofertados inicialmente dois cursos, sendo um de Técnico em Têxtil e outro de Automação Industrial. Cada curso terá 70 vagas disponíveis, distribuídas em duas turmas, sendo uma com 35 alunos no período da manhã e outra, também com 35 alunos, à tarde. A data das matrículas, que deverão ser feitas na Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, ainda não está definida.


Um dos diferenciais dos cursos que serão ofertados é a qualificação intermediária dos alunos, que, a cada ano concluído, receberão certificado em uma determinada área. No curso de técnico têxtil, por exemplo, ao final do primeiro ano o aluno receberá o certificado de "classificador de fibra têxtil". No de automação industrial, o certificado ao final do primeiro ano do curso será o de "instrumentador industrial".



"É uma oportunidade que será ofertada para o público de Campo Verde, considerando agora que nós temos uma Escola Técnica em nosso município", destacou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira. "Então, além de todo curso médio que rotineiramente conhecemos, nós teremos a oportunidade, também, de receber a formação técnica que, inclusive, é compartilhada com o ensino médio, o que é muito importante", ressaltou o gestor.


De acordo com o prefeito, a oferta dos cursos de nível técnico em parceria com o Governo do Estado, vai ao encontro do desenvolvimento econômico pelo qual passa Campo Verde e vai facilitar – e antecipar – a entrada de jovens e adolescentes no mercado de trabalho.

"Em três anos esses jovens terão condições de fazer o ensino médio e adquirir uma profissão através do curso técnico", enfatizou o secretário-adjunto da SECITECI, Dimorvan Alencar Brescancim. A secretária Municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, a diretora da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Terezinha Lopes e o Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SECITECI, Endrigo Antunes Martins estiveram presentes à apresentação dos cursos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!