Cuiabá registrou, na semana passada, sua maior temperatura do ano: 44,2ºC. A capital de Mato Grosso entrou na lista das dez maiores temperaturas já registradas oficialmente no Brasil. E o calor intenso impacta na preparação dos atletas para a disputa da Corrida de Reis 2024.
O treinador Valdecarlos Santos, especialista em corridas de rua, diz que os treinos dos competidores mais assíduos já foram iniciados. Ele explica que a etapa é inicial, mas alguns cuidados devem ser tomados.
- Estamos há nove semanas da corrida, é um tempo ideal para começar a treinar. Faremos uma base do treinamento nas três primeiras semanas. Não é muito exigente, dá para fazer treinos menores, não exige tanto do corpo e não sofre tanto com o calor. Pode fazer treinos com paradas, hidratação, em lugares com árvores, sombra. Procurar treinar nos primeiros horários da manhã, à noite quando possível. Se bem que fui treinar à noite e estava 37 graus às 6h da noite. Fugir dos horários mais quentes. Em hipótese alguma treinar 9h da manhã. Vi gente treinando em parques nesse horário, e nessa época do ano é impensável fazer isso.
Valdecarlos alerta para um problema grave que pode surgir neste período: a rabdomiólise, condição que afeta os rins e é causada pela ruptura do tecido muscular.
- As pessoas têm preocupações com lesões como torções, problemas de joelho, mas existe um problema gravíssimo que é a rabdomiólise. É uma condição que pode levar à morte e é causada pela desidratação e pelo esforço. Uma pessoa que não é treinada sai para correr e não leva água, faz um esforço de superação que pode levar à essa situação. Então estamos sempre orientando - concluiu o treinador.
São três fases de preparação visando a Corrida de Reis: a base, com três semanas de duração, a intermediária, de quatro a cinco semanas, e a específica, nas duas últimas semanas anteriores à prova.
A 39ª Corrida de Reis no será realizada no dia 14 de janeiro de 2024, com a largada na Ponte Sérgio Motta e chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. São esperados 15 mil participantes para a disputa dos 10km da prova. Veja tudo AQUI.
Globo Esporte