Na noite da última quarta-feira (1), mais 60 alunos que participaram de cursos ofertados pela unidade do SENAI de Campo Verde, em parceria com a Prefeitura do Município e com o Governo do Estado, receberam seus certificados de conclusão.
Os cursos foram de salgadeiro, assistente de gestão administrativa com informática e auxiliar de controle de qualidade. Todos tiveram duração de 160 horas e foram ministrados por meio do Programa Qualifica Campo Verde, da Prefeitura Municipal; Ser Família Qualifica, do Governo do Estado e Gratuidade Regimental, do SENAI. A realização dos cursos teve também a participação do Instituto de Desenvolvimento Social São José.
A Primeira-Dama e Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, destacou a determinação dos alunos em buscar uma qualificação e, dessa forma, ingressar com maior facilidade no mercado de trabalho ou até mesmo investir no próprio negócio. "Eu acredito em todos que sonham e, quando nós sonhamos, nós vamos atrás desse sonho. E hoje é a concretização desse sonho. Pegar o diploma, o certificado, é algo que mostra que você é capaz", disse ela.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira comentou que Campo Verde vive uma nova fase de desenvolvimento em que a qualificação profissional é fundamental e que a Administração Municipal tem buscado oferecer oportunidades para que a população se prepare e tenha uma profissão para, dessa forma, atender as exigências do mercado de trabalho.
"Além da Unidade do SENAI, que oferece as mais diversas qualificações dentro desse programa Qualifica Campo Verde, que quando se juntam tem esse sinergismo de formação muito importante, algumas outras coisas estão acontecendo. Por exemplo: no final desse ano nós iremos terminar a Escola Técnica do Estado, onde vai reunir mais de mil alunos para o início da formação técnica", informou.
A Escola Técnica Estadual oferecerá cursos técnicos em duas áreas: Têxtil e Automação Industrial. Os cursos serão compartilhados com o Ensino Médio e as aulas devem começar no início do próximo ano. Inicialmente serão ofertadas 140 vagas nos dois cursos. O prefeito ressaltou que novos cursos de nível médio, como o de técnico em agropecuária, será ofertado pelo Núcleo Avançado do IFMT em Campo Verde. Também está em estágio avançado de negociação a implantação do curso superior de Administração de Empresas, também pelo IFMT.
"Então nós teremos grandes oportunidades para a formação de nível médio-técnico, como também formação de nível superior", destacou o gestor. Campo Verde já conta com cursos presenciais de nível superior nas áreas do Direito, Agronomia, Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistema e Gestão do Agronegócio, além de diversos outros cursos por meio da modalidade EaD.
Funcionária de uma granja de produção de ovos, Valdirene da Silva Santos (48) concluiu o curso de Assistente de Controle de Qualidade ofertado pelo SENAI com um objetivo: avançar profissionalmente. "A expectativa agora é conseguir um serviço melhor, crescer", disse ela.
A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos foi realizada no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner.