ma nova onda de calor vai atingir Mato Grosso, incluindo Cuiabá, nos próximos dias, com chances de ser mais forte que as anteriores de 2023. A previsão é do site especializado Climatempo.
As temperaturas devem ficar 5°C acima da média e a duração deve ser maior, permanecendo por mais de cinco dias.
As temperaturas devem aumentar e ultrapassar os 40°C a partir deste fim de semana na Baixada Cuiabana e deve elevar ainda mais a partir da segunda-feira (13) em todo o Estado, podendo ultrapassar os 42°C na Capital.
"Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Cuiabá (...). É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência", explicou o meteorologista do Climatempo Vinicius Lucyrio.
O mês de novembro já havia começado mais seco e quente em boa parte de Mato Grosso.
Além disso, queimadas atingem o Parque Nacional do Pantanal, região de Poconé (100 km de Cuiabá), e a umidade do ar têm apresentado índices em torno dos 20%, condições típicas de meses como agosto e setembro e não novembro.
"Estamos diante de uma onda de calor histórica em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos", pontuou Vinicius.
Outros estados do Centro Oeste, além de Tocantins, Bahia, Piauí e regiões de São Paulo e Minas Gerais, também devem sofrer com a nova onda de calor. A onda pode se estender até o feriado de 15 de novembro, quarta-feira.
MidiaNews