Dentro da política de transformação da cidade e de busca por melhorias para a população, a Administração Municipal de Campo Verde garantiu a construção de 576 apartamentos por meio do Programa Ser Família, que será desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida.
A área para a construção dos apartamentos, que foi viabilizada pelo Município, já está definida e a obra licitada. Seu lançamento deve ocorrer em dezembro. Os apartamentos serão construídos em um espaço próximo ao campus do núcleo avançado do IFMT, no residencial Greenville, e, parte da entrada necessária para a aquisição dos imóveis, será subsidiada pelos Governos Estadual e Federal.
Conforme informou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, numa segunda etapa, prevista para ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2024, está programada a construção de mais 230 apartamentos. "Além dessas residências que já estão garantidas, nós estamos mantendo uma agenda com o Governo do Estado para que possamos ampliar ainda mais a oferta de moradia para nossa população", informou o prefeito.
Nos próximos dias, a Prefeitura deve colocar no ar um site para que os interessados em acessar um dos imóveis possam agendar o atendimento para o cadastramento no Programa Ser Família, que será feito na Secretaria Municipal de Assistência Social. Quando o site estiver no ar, o endereço será disponibilizado nos meios de comunicação da Prefeitura (Site, Instagram e Face book), e também na mídia local.
Para ter acesso às residências, os interessados deverão atender algumas regras estabelecidas pelo programa habitacional, como: estar com o nome sem restrições, ter a documentação pessoal em dia e estar dentro da renda mensal exigida, entre outras.
Na última quinta-feira (23), o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Rosilei Pereira Borges de Oliveira e o gerente de Habitação da Secretaria Municipal de Agricultura, Regularização Fundiária, Habitação e Meio Ambiente, Cícero Alves dos Santos, participaram em Cuiabá da cerimônia de assinatura de contrato entre o Governo do Estado e o Ministério das Cidades para a liberação de recursos para a execução do Programa. Estavam presentes o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virgínia Mendes, o ministro das Cidades Jáder Barbalho Filho e parlamentares da bancada estadual e federal de Mato Grosso, além de secretários de estados e prefeitos de diversos municípios do estado.
De acordo com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, Campo Verde e o Mato Grosso têm crescimento econômico e populacional acima da maioria dos demais estados brasileiros, o que demanda investimentos no setor habitacional.
"Sabemos a necessidade que nós temos, [sabemos] da demanda reprimida. E hoje, o Município de Campo Verde tem construído mecanismos para que a gente possa ofertar, mais uma vez, essas políticas públicas de habitação", ressaltou o gestor. "Isso faz com que a gente consiga ofertar à população [condições] de buscar, [de] conseguir a moradia própria, que faz bem a todas as famílias", enfatizou Alexandre.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Primeira-dama, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, é perceptível o anseio da população pela casa própria. E o Programa Ser Família, observou ela, é um caminho para que, quem necessita, possa fazer a aquisição de uma moradia. "[Quero] agradecer ao Estado, ao Governador, à nossa primeira-dama Virgínia por esse olhar e por essa oportunidade que estão dando aos cidadãos de adquirirem a sua casa própria", disse a secretária e primeira-dama.