A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) assinou nesta quinta-feira (30.11) a adesão ao Programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). São 284 câmeras de videomonitoramento, dos modelos speed domes e OCRs, que serão instaladas em rodovias estaduais e nos perímetros dos postos fiscais, auxiliando em ações de fiscalização fazendária e, também, de segurança pública.
O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que destacou a importância da parceria com a Sesp para o combate à sonegação fiscal. Gallo explicou que o videomonitoramento vai trazer mais efetividade e potencializar as ações de fiscalização em todo o estado e em tempo real.
O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que destacou a importância da parceria com a Sesp para o combate à sonegação fiscal. Gallo explicou que o videomonitoramento vai trazer mais efetividade e potencializar as ações de fiscalização em todo o estado e em tempo real.
"O uso de um sistema de registro de passagem de veículos, de monitoramento com tecnologia de inteligência artificial, trará ganhos extraordinários à fiscalização. Vamos ampliar a nossa atuação, aumentando a disseminação do risco fiscal e o combate à sonegação, para reduzir o transporte de mercadorias sem documento fiscal e outras irregularidades que prejudicam a economia de Mato Grosso", disse o secretário de Fazenda.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, a adesão da Sefaz ao Vigia Mais MT é importante, pois aumenta os pontos de instalação das câmeras no estado, contribuindo também para a ações feitas pelos órgãos de segurança pública. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tem acesso a todas imagens captadas.
"A cooperação com a Sefaz é muito importante porque vamos fazer uma muralha digital em Mato Grosso. Os algoritmos vão trabalhar tanto para a equipe de segurança, como para a Secretaria de Fazenda. Então, teremos um controle fazendário muito maior e isso vai impulsionar o trabalho dos fiscais e policiais, dando um melhor resultado na arrecadação do estado e na devolução desses recursos arrecadados para nossos contribuintes", afirmou.
Das 284 câmeras entregues à Sefaz, 224 são do tipo OCR (que permitem a leitura de placas de veículos) e 60 são do modelo speed dome. Também compõem o termo de cooperação a entrega de equipamentos como switchs, nobreaks e armários, que fazem parte dos equipamentos do Vigia Mais MT.
O termo de cooperação foi assinado durante reunião realizada na sede da Sesp. Na ocasião, foram apresentadas todas as especificações das câmeras e operacionalidade da plataforma gerida pela Sesp, incluindo acesso e captação das imagens.
Acompanharam a reunião os secretários adjuntos da Sefaz Vinícius Simioni (Projetos Estratégicos) e Kleber Geraldino (Transformação Digital e Inovação Fazendária). Também participaram o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Carneiro, o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Ãlvares e o tenente BM Leandro Alves, do CIOSP, que apresentou a parte operacional do Vigia Mais MT.
SECOM