A obra de construção da maior ponte de Mato Grosso chegou ao final de 2023 com cerca de 11% de execução do contrato. Além da estrutura de 1.360 metros sobre o Rio Juruena, o Governo de Mato Grosso também contratou o asfaltamento de 59 km da MT-208, para ligar Cotriguaçu e Nova Bandeirantes.
O trabalho realizado é para implantação das estacas da ponte, que permitirá sair da região de Aripuanã e Colniza e chegar em Alta Floresta, e depois até a BR-163, dirigindo apenas por estradas asfaltadas. Isso fortalece o desenvolvimento regional.
O trabalho realizado é para implantação das estacas da ponte, que permitirá sair da região de Aripuanã e Colniza e chegar em Alta Floresta, e depois até a BR-163, dirigindo apenas por estradas asfaltadas. Isso fortalece o desenvolvimento regional.
"Com essa ponte que nós vamos fazer e o asfalto na MT-170 (antiga BR-174), vai ser possível sair Aripuanã e chegar até Guarantã do Norte por uma via asfaltada. É algo que antes parecia inimaginável, mas que vai se tornar realidade nesta gestão. Uma região que não tinha nenhuma ligação por asfalto, vai passar a ter duas saídas pavimentadas", afirma o secretário Marcelo de Oliveira.
O investimento realizado pelo Governo de Mato Grosso é de R$ 252,8 milhões. No trajeto serão construídas outras três pontes, com 50, 30 e 15 metros de comprimento.
A ponte sobre o Rio Juruena vai eliminar a necessidade de utilização de uma balsa, cujo percurso demora em torno de uma hora. Além disso, muitas vezes é preciso esperar uma vaga e a travessia não pode ser feita no período noturno.
"Esse impacto para nós, social e econômico, não tem nem como mensurar. Vai nos fortalecer bastante, estamos a 1.400 km do Porto de Santarém e vamos estar a 1.400 de Porto Velho. Nova Bandeirantes vai estar bem centralizada, tenho a certeza que a cada dia mais vamos estar evoluindo," afirma o prefeito de Nova Bandeirantes, César Périgo.
A previsão é que a obra seja entregue em 2026.