As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estão sendo expostas, pela primeira vez, em Mato Grosso, nesta semana, durante uma peregrinação do relicário que será realizada no país todo durante o ano. Segundo a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a urna pesa 150 kg e foi encaminhada diretamente da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França. Essa é a quarta vez que a urna é exposta no Brasil.
A urna, que armazena um pedaço de fêmur e do pé da carmelita francesa canonizada no século XX, está no Brasil desde o dia 1 de fevereiro, quando passou pela cidade de Trindade (GO). Até o momento, as relíquias já passaram por dois estados e o Distrito Federal.
Mosteiro Carmelita São José Várzea Grande, na Missa de despedida das relíquias de Santa Terezinha — Foto: Carmelo de São José
Confira abaixo os outros estados e cidades que a urna passará:
Província Sul
Província São José – Norte e Nordeste
Província São José – Sudeste
Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França e faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux. Santa Teresinha do Menino Jesus é um título que foi dado a ela após sua morte e é uma referência à sua devoção ao Menino Jesus. Ela era conhecida por sua profunda devoção a Jesus Cristo, especialmente em sua infância, e frequentemente se referia a Jesus como "Meu Bem-Amado" ou "Meu Pequeno Rei".
Ela é uma das santas mais populares da Igreja Católica e é conhecida por sua "Pequena Via" de espiritualidade, que enfatiza a simplicidade e a confiança na misericórdia de Deus. Teresinha entrou no convento das carmelitas em Lisieux aos 15 anos e viveu uma vida de humildade e amor a Deus. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.
Fonte: Portal G1