Conforme lembra o aluno Luiz Henrique Camilo, o desenvolvimento do projeto foi marcado por muitos desafios, que foram superados com a determinação de todos os participantes. O principal, segundo ele, foi o tempo. "Porque precisamos desenvolver algo que era diferente, era novo, e trazendo isso de uma forma rápida e eficaz", comenta ele. "Mas conseguimos resolver de um jeito ou de outro, talvez de um modo melhor do que esperávamos", acrescenta.
A busca por uma forma de aumentar os conhecimentos na área de eletrônica foi o que deu origem ao projeto, conta o aluno Maxon Samuel de Oliveira Schuats. "Com o tempo a gente resolveu desenvolver projetos que melhorassem o nosso ambiente. E daí que veio a ideia do controle de entrada dos alunos", explica ele.
Embora ele enfatize que a responsabilidade de representar Campo Verde e o Mato Grosso na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, seja grande, Maxon está confiante. "A gente tem certeza que tem a responsabilidade e a competência para conseguir trazer essa vitória", destaca o aluno.
Maxon revela que a participação no Desafio Liga Jovem, despertou nos integrantes do grupo o sentimento de empreendedorismo, de enfrentar as dificuldades e superá-las. "A gente teve que passar por vários desafios para resolver os problemas que o nosso projeto se propunha a resolver e ainda com prazo limite. Então teve vários problemas que apareceram no caminho, mas que conseguimos vencer", enfatiza o estudante.
Para o professor Cleverson Moura, propostas como o Desafio Liga Jovem fomenta nos alunos o protagonismo. "Todo o projeto só existe porque os alunos se dedicaram a isso. Eu, [como]professor não movo esse projeto sozinho. Esse projeto é movido principalmente pelos alunos e aí que a gente observa o quanto a dedicação deles é importante no dia a dia e na aprendizagem de cada um", enfatiza Cleverson Moura.
A premiação do Desafio foi, na etapa estadual foi um crédito de R$ 500 para cada um dos alunos e para o professor. Na etapa regional, cada integrante do grupo, mais o professor, recebeu um celular de última geração e todas as despesas com passagens e hospedagem para participarem da etapa nacional. Se vencerem esta etapa, cada um deles será premiado com uma viagem para Portugal, onde participarão de um evento sobre empreendedorismo.
Na próxima quinta-feira, os alunos e os professores, acompanhados pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, apresentarão o projeto ao secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto.
Para desenvolver o projeto com os alunos, o professor Cleverson Moura contou com o apoio da diretora da Escola Ulisses, professora Joelma Reis, e da professora Luciana Bassanesi.