Um bebê de 4 meses foi salvo por um policial militar em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, após se engasgar com a própria saliva, na sexta-feira (9). A chamada Manobra de Heimlich, indicada para situações como essa, foi aplicada no menino, que passa bem.
Segundo o Policial Militar João Batista Cordeiro, as equipes foram acionadas para atender outra ocorrênca, na mesma rua, quando ouviram a mãe da criança gritando por socorro.
"A criança estava desmaiada, roxa e engasgada.Tentamos três vezes até o bebê voltar a respirar. A mãe não quis pegar o bebê por medo, mesmo depois que a criança ficou bem. Quem aparece no vídeo é uma amiga dela segurando a criança", disse.
A chamada Manobra de Heimlich, indicada para situações como essa, foi aplicada na criança, que passa bem — Foto: Reprodução
De acordo com a mãe da criança, ela estava caminhando com a avó da criança por uma rua do município, quando percebeu que o bebê havia desmaiado.
"Eu estava caminhando na rua com a minha mãe quando ele desmaiou no meu braço e eu gritei socorro. Os policiais me ajudaram, pegaram ele e bateram nas costinhas dele", relembrou.
Os policiais orientaram a família a levar o bebê para avaliação médica. A criança passa bem.
Manobra de Heimlich
Todas as pessoas estão aptas a ajudar nos primeiros socorros usando a manobra de Heimlich. Mas os médicos ressaltam que o procedimento é diferente em bebês menores de um ano. Já em crianças, adolescentes e adultos, a aplicação é a mesma.
Técnica para bebês menores de um ano:
- 1- Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
- 2-Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
- 3-São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
- 4-Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
- 5-Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
- 6-Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.
Técnica para crianças com mais de um ano:
- 1-Viramos a criança e identificamos se ele já expeliu o corpo estranho. Se não, a gente vai fazer cinco compressões com os dois dedos da mão na linha entre os mamilos.
- 2-Não está se recuperando, continua com a boca roxa e não consegue respirar, nós podemos repetir a mesma manobra com as compressões mais duas vezes.
Técnica para crianças maiores e adultos:
- 1- Se a criança for pequena, ajoelhe atrás dela e abrace por trás. O ideal é apoiar ela contra o seu tronco.
- 2-É necessário observar a região entre o umbigo e região de baixo do tórax
- 3-Colocar a mão acima do umbigo e virar o nosso dedo polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho.
- 4-Se for adulto, pode-se fazer o mesmo procedimento com ele em pé. Se posicione atrás dessa pessoa e faça o mesmo movimento. Coloque a sua mão acima do umbigo e vire o seu polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. Tente realmente expelir o corpo estranho da via aérea dessa pessoa.
Portal G1