Mato Grosso está mais uma vez de fora da lista dos municípios anunciados pelo Ministério da Saúde para receber lotes da vacina da dengue. A nova remessa vai completar a lista de 521 municípios, com previsão de entrega na primeira quinzena de março.
Segundo o Ministério, as 37 regiões que já receberam o imunizante são consideradas endêmicas para a doença. A lista divulgada pela Pasta incluí 29 municípios dos estados que já receberam o primeiro lote da vacina.
A imunização contra a dengue iniciou neste mês e está direcionada para crianças com idades entre 10 e 11 anos. Até o final deste ano, a distribuição da vacina Qdenga, nome comercial do imunizante, será expandida para abranger também adolescentes com idades entre 12 e 14 anos que residem nos 521 municípios contemplados.
Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.
Conforme o Painel Casos de Arboviroses, do próprio Ministério da Saúde, Mato Grosso tem 5.908 casos prováveis de dengue somente neste ano. A Saúde do Estado informa no último boletim que há quatro mortes.
Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Primeira Página