"Nós atingimos hoje níveis muito bons, chegando até mesmo a níveis avançados, fazendo com que a gente tenha o sentimento de dever cumprido e, ao mesmo tempo, ter a alegria de poder ofertar uma excelente qualidade na educação, na formação das nossas crianças, dos nossos jovens e dos nossos adultos, proporcionando aí uma condição de transformação nas nossas vidas, que é a educação. Estamos muito contentes", afirmou o prefeito.
De acordo com a secretária Simoni Pereira Borges, os avanços na educação são desafiadores, mas o município, enquanto Secretaria Educação, tem buscado estratégias e parcerias que resultem no empoderamento dos professores e gestores para que eles entendam o processo e, dessa forma, o Município consiga oferecer uma aprendizagem com cada vez mais qualidade.
Simoni explicou também que nos indicadores existem eixos considerados principais que são trabalhados nas avaliações externas, que são o Avalia MT e o SAEB. "É a partir desses elementos que nós vamos ser quantificados nessas avaliações. Então nós temos toda a questão aí do ranqueamento do Município, como nós estamos, qual é a nossa posição dentro dos índices em relação aos demais municípios e até ao cenário nacional", observou. "E nós temos também o elemento principal que é a verificação do nosso índice de eficiência com a aprendizagem, que eu acho, é a "cereja do bolo" quando nós olhamos para o sistema educacional", ressaltou.
Simoni destacou também o índice de proficiência do ensino público municipal, que está acima de 600 pontos. "Mas nosso objetivo é superar a média nacional que é de 743 pontos para um aluno de segundo ano. Hoje nós estamos na casa dos 600, mas trabalhando para superar a meta nacional", enfatizou.
Técnico da Coordenadoria de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação, Rodrigo Souza destacou que o Avalia MT, de forma sistemática, informa a qualidade da educação ofertada pelo sistema municipal de ensino. "As redes municipais mostram um grande avanço e Campo Verde não é diferente. Você observa na série histórica desses três anos avaliados um avanço sistemático em proficiência e uma redução de desigualdade, tanto é que [no] município, para o ano de 2023, nós temos 83% dos estudantes com aprendizagem adequada. É um dado muito importante. Isso mostra o quanto o Município vem zelando pela alfabetização na idade certa e por essa qualidade do ensino", enalteceu Rodrigo.
A coordenadora regional do Programa Avalia MT, Cláudia Leite Brandão também destacou os avanços registrados no Município em relação a alfabetização da idade certa. "Campo Verde vem se desenvolvendo cada vez mais", observou ela. "Vem se destacando diante do seu potencial e desafios. Desafios entre quantitativo de alunos, diante do quantitativo de escolas, de turmas, de professores. Mas dentro dessa dinâmica Campo Verde se destaca, conseguindo manter uma boa proficiência, um bom conhecimento dos alunos do segundo ano tanto em leitura como escrita, mas também tirando a diferença de desigualdade, que acaba também impactando na desigualdade social que a gente vive", disse ele
A coordenadora regional do Avalia MT comentou também que o grande desafio de Campo Verde é manter o equilíbrio entre a aprendizagem dos alunos entre a aprendizagem dos estudantes e a qualidade entre todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.