SICREDI

Equipe é exonerada após suposta agressão a bebê em creche municipal de Cuiabá

A mãe da criança contou à reportagem que a filha chegou da creche com vários hematomas pelas costas, na última sexta-feira (26)

Por Redação Play MT em 30/04/2024 às 15:20:51

Uma equipe de coordenação pedagógica de uma creche municipal de Cuiabá foi exonerada nesta terça-feira (30), após a mãe de uma bebê de 1 ano e 2 meses encontrar hematomas no corpo da criança e denunciar as supostas agressões sofridas pela filha na unidade.

Agressão em creche

O caso de maus-tratos e agressão teria ocorrido na última sexta-feira (26), no Ceic (Centro Educação Infantil Cuiabano) Rosângela Campos, localizado no bairro Pedregal.

A mãe, que preferiu não se identificar, disse à reportagem que a menina fez exame de corpo de delito, que comprovou as agressões.



Ela contou, ainda, que buscou a filha na creche na semana passada e, quando chegou em casa, foi dar banho na bebê e percebeu vários hematomas nas costas dela.

Então, a mulher teria ligado para a diretora da unidade, perguntando se havia acontecido algo com a filha, mas a profissional negou.

"A diretora disse que não tinha sido informada de nada e que faria uma reunião com as demais professoras do maternal para verificar o que aconteceu", contou a mãe.

No dia seguinte, a mãe foi até uma delegacia de Polícia Civil e denunciou o caso. Depois, a bebê foi encaminhada para exame de corpo de delito.

Agressões contra criança de 1 ano teriam sido na última sexta (26), em Cuiabá. (Foto: Arquivo Pessoal)
Agressões contra criança de 1 ano teriam sido na última sexta (26), em Cuiabá. (Foto: Arquivo Pessoal)

O laudo oficial do exame deve ser concluído em até 10 dias. O caso é investigado pela Polícia Civil.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota, que tomou conhecimento do caso no fim de semana e que enviou uma equipe da Coordenadoria Técnica de Ensino até a unidade, nesta segunda-feira (29), para apurar o caso.

"A Secretaria Municipal de Educação reitera que não tolera qualquer tipo de violência contra crianças e tomará todas as providências administrativas cabíveis", disse trecho da nota.

Nesta terça-feira (30), a pasta se pronunciou novamente por meio de nota, afirmando que, diante do caso, a equipe gestora da unidade foi exonerada de suas funções de direção e coordenação pedagógica.


AVATIM  PARAGRAFO


Ainda conforme a nota, nesta semana deve ser aberto um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para analisar as supostas condutas impróprias por parte da equipe e dos profissionais da turma.

Ao fim da nota, a Secretaria lamentou o ocorrido e repudiou qualquer tipo de ato de violência contra crianças.

Veja abaixo a nota na íntegra:

"Em relação à denúncia de maus-tratos envolvendo uma criança atendida no Centro Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Rosângela Campos, ocorrida na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação informa que:
A equipe gestora foi exonerada de suas funções de direção e coordenação pedagógica, e um interventor foi nomeado para atuar na unidade a partir desta terça-feira (30), dando continuidade à apuração de responsabilidades.
Ainda nesta semana, será aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) com o objetivo de analisar as supostas condutas impróprias por parte da equipe gestora e dos profissionais da turma.
Diante do ocorrido, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de transferência da criança para outra unidade da rede pública, com o consentimento da família.
A Secretaria Municipal de Educação lamenta o ocorrido e mais uma vez repudia veementemente qualquer ato de violência contra as crianças.
Por fim, a Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso em oferecer à população e aos seus mais de 58 mil estudantes uma educação cada vez mais humanizada e de qualidade".

Fonte: Primeira Página

Comunicar erro
Labac
Casa do Construtor

Comentários

magato