Após semanas seguidas de relatos de superlotação na Unidade de Pronto Atendimento e no Pronto Atendimento Infantil, o prefeito José Carlos do Pátio (PSB) realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (07) para anunciar medidas relacionadas à situação da saúde no Município de Rondonópolis. O chefe do Executivo disse que o serviço da saúde ampliou na cidade e que mais de 4 mil exames serão feitos nos próximos dias.
"A responsabilidade não é só do Município, é do Estado e da União. Mas nós vamos ser um pouco audaciosos e decidimos fazer agora 4517 exames de alta complexidade. Antes de eu ser prefeito, os exames de alta complexidade como ressonância magnética, cintilografia e tomografia eram feitos em Cuiabá. Quando assumi para prefeito, todos os exames começaram a ser feitos aqui no Cedir, por meio de licitação. Aumentaram muitos exames e não é só competência do Município, mas eu vou bancar os exames de alta complexidade", disse o prefeito.
Pátio também anunciou que aproximadamente 11 mil exames de ultrassonografia serão realizados nas unidades de saúde do Município, além de parcerias para ampliar os atendimentos de telemedicina.
"Vamos ampliar os atendimentos de telemedicina na unidade básica de saúde da Vila Canaã. Lá só tinha uma médica e nós já contratamos dois médicos a mais pra fazer as consultas de telemedicina direto do Albert Einstein, um dos melhores hospitais do Brasil. Nós estamos fazendo chamamento público e dentro de 15 dias vamos intensificar as consultas com especialistas. Quase R$ 100 milhões serão investimentos aqui em obras no Município de Rondonópolis só em saúde", afirmou.
As principais reclamações relacionadas à Saúde de Rondonópolis são referentes ao atendimento na Unidade de Pronto Atendimento e no Pronto Atendimento Infantil. A secretária de Saúde, Ione Rodrigues, comentou sobre o que será feito para reduzir o tempo de espera.
"Como medida paliativa para ampliar o atendimento e diminuir o fluxo de espera dos usuários que adentram o "PAzinho", pontualmente o prefeito determinou que a gente ampliasse a rede, o que irá acontecer ainda nesta semana com a entrega aqui do anexo para a gente ampliar mais duas portas de atendimento para as crianças que procuram a unidade de pronto atendimento de urgência e emergência. Nesse primeiro momento, será apenas para o Pronto Atendimento Infantil", explicou.
Agora MT