Embora o outono tenha começado no dia 20 de março, as temperaturas mais amenas da estação em Mato Grosso tem previsão de início a partir desta sexta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de declínio entre 3ºC e 5ºC na temperatura de várias cidades do estado.
Cuiabá deve registrar temperatura mínima de 18ºC no sábado (25) e chegar a 12ºC na terça-feira (28), com máximas variando entre 25ºC e 27ºC durante a semana, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
A mudança de temperatura ocorre por causa de uma nova e forte frente fria que deve avançar pelo país, trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.(Veja mapa acima)
Além da capital, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela frente fria do estado são:
De acordo com a consultora para o clima da Energisa, Ana Paula Paes, a virada no clima vem também acompanhada chuva de moderada a forte no sul e sudoeste do estado.
Confira dicas para prevenir problemas com redes de energia no frio:
Desligue imediatamente os equipamentos elétricos se perceber algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas superaquecidos.
Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.
Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.
Frio em Cuiabá — Foto: Mauri Guimarães/ Arquivo pessoal
A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.
Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.
A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.
Fonte: Portal G1